30 abril 2015

Valéria Macedo preside reunião que discutiu a mortalidade materna


 
Mortalidade materna foi o tema discutido em reunião proposta pela deputada Valéria Macedo (PDT), nesta terça-feira (28), na Assembleia Legislativa do Maranhão. A preocupação com a saúde da gestante e a garantia de nascimento à criança foi ressaltada por todos os representantes da rede municipal e estadual do Maranhão. O objetivo da reunião foi colher subsídios para realização de uma Audiência Pública no dia 28 de maio, dia nacional de redução da morte materna.

 Durante o encontro, foram apresentados relatos e estratégias para a redução da mortalidade materna em todo o Estado. Foram divulgados também dados de óbitos maternos e infantis, para que sirvam de base para futuras providências que visem à redução desses casos, sendo destacado que a décima causa de óbito entre as mulheres são por complicações da gravidez, do parto e do puerpério.

“Com a discursão e estratégias de redução da mortalidade materno-infantil e o enfrentamento das causas, foi possível conhecer a realidade e as experiências de alguns casos e ações para promoção da saúde da mulher. Hoje, um dos maiores problemas é a peregrinação das mulheres na hora do parto. Por isso, temos que garantir atendimento de emergência nos hospitais a todas as mulheres em risco. Muitas não conseguem chegar às cidades. É preciso oferecer serviços para a população rural”, disse Valéria Macedo.

Ao final da reunião, foram ouvidas diversas sugestões, como a reestruturação da Rede Cegonha, a definição da linha de cuidado em todo o Estado, o incentivo a enfermagem obstétrica dentre outros.

“Sugere-se, a necessidade de reformulação e atenção particularizada à mulher em todas as fases de vida, a inclusão de novas práticas de assistência durante o ciclo gravídico-puerperal, especialmente no que se refere à captação precoce da gestante aos serviços de saúde, oportunizando a prevenção do óbito materno”, finalizou a deputada.

Estiveram presentes na reunião, a superintendente de Atenção Básica, Silvia Maria Costa Amorim; Joice Lajes, Hospital Universitário; Thiago Viana, Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular (SEDIHPOP); O diretor da maternidade Marly Sarney, Edson Araújo; representantes do Coren, maternidade Maria do Amparo, Santa Casa e secretaria municipal de Saúde. Os deputados Edson Cunha de Araújo (PSL) e o Wellington do Curso (PPL) também estiveram presentes.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

No Maranhão, quase metade dos lares recebe Bolsa Família, diz o IBGE

  Em 2023, 40% dos domicílios maranhenses recebiam o Bolsa Família, o que corresponde a mais de 1 milhão de domicílios. Os dados da Pesquisa...