18 junho 2015

18 de Junho: Dia do Orgulho Autista é comemorado hoje na escola Governador Archer


Atividades serão desenvolvidas com alunos e professores especialistas em educação inclusiva

O C.E. Governador Archer parabeniza os autistas pelo seu dia especial, que é o "Dia do Orgulho Autista" comemorado em 18 de junho em todo o mundo.
A escola se destaca  pelo atendimento desses alunos inseridos no ensino médio regular e no AEE-Atendimento Educacional Especializado, sendo que este atendimento conta com as professoras Especialistas em Educação Especial e Inclusiva Adriana Oliveira Matias, Lizandra Leão, Maria de Lourdes e Odineia Conceição.

A escola terá como programação momentos de interação dos alunos autistas com seus colegas de sala de aula e logo em seguida uma palestra para os professores sobre "Estratégias para  trabalhar em sala de aula com alunos autistas", além de outras atividades no decorrer do dia.

18 de Junho Dia do Orgulho Autista -  A iniciativa de instituir o Dia do Orgulho Autista é da instituição Aspies for Freedom, fundada em junho de 2004, que luta pelos direitos civis dos autistas. O objetivo do grupo, além da luta pelos direitos do portador de autismo, é informar e educar o público em geral sobre o assunto e dar apoio às famílias de autistas, chamar a atenção da população em geral, reforçar os direitos dos autistas e combater todas as formas de discriminação contra os portadores desse transtorno. 

Várias universidades, governos, prefeituras e instituições promovem eventos como palestras, debates e caminhadas para celebrar a data. Essas instituições, no Brasil e exterior, destacam outros objetivos e temas do evento, como: desmistificação sobre o autismo; definições do transtorno; dificuldades e preconceitos; convivência em sociedade; intervenções terapêuticas; intervenções medicamentosas; o cotidiano do autista; depoimentos de pais, responsáveis e terapeutas; propostas pedagógicas; lacuna na formação acadêmica dos profissionais especializados; acessibilidade; propostas de políticas públicas; desafios da educação inclusiva; e metas para a divulgação e conscientização da população.


Desde 2005, 1ª edição do evento mundial aqui no Brasil, Fernando Cotta e um grupo formado por pais, familiares e amigos de pessoas autistas passaram a atuar de diversas formas, com ações visando o bem-estar de indivíduos com autismo e de suas famílias. Dessa forma, diversos modos de demonstrar as necessidades das pessoas autistas no Brasil foram efetivamente realizados por esse grupo e seguidos por outros em todo o país.

Sidney rodrigues

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

No Maranhão, quase metade dos lares recebe Bolsa Família, diz o IBGE

  Em 2023, 40% dos domicílios maranhenses recebiam o Bolsa Família, o que corresponde a mais de 1 milhão de domicílios. Os dados da Pesquisa...