02 junho 2015

ALUNOS CONCLUEM PROGRAMA DE ALFABETIZAÇÃO NA COMUNIDADE DO RECANTO UNIVERCITARIO

Quarenta e Cinco alunos imperatrizense receberam na noite do ultima, dia  22, certificado de conclusão do Programa Brasil Alfabetizado de Jovens e Adultos, do Governo Federal, em parceria com o Instituto Abrindo Caminhos (IAC)  e a Prefeitura de Imperatriz. A solenidade ocorreu no salão de eventos da Escola Domingos Elias Moraes, no bairro Recanto Universitário. Onde mais de sessenta alunos receberam camisas de farda patrocinadas pelo o empresário Jose de Ribamar do Café Viana.

                Segundo a Assistente Social e Diretora Geral do IAC, Rebeca Labre, a programação da solenidade, desenvolvida a partir das 19:00hs aproximadamente, constou de momento religioso da Renovação Carismática Católica, entrega dos certificados, premiação para os alunos que se destacaram e sorteio de brindes em homenagem ao Dia das Mães, doados por varias lojas e entidades, ao som da Banda Pegada do Arrocha patrocinado pelo Vereador e Presidente da Camará Municipal de Imperatriz, finalizando com um delicioso lanche ofertado pelas secretarias: da mulher, Meio Ambiente SETRAN, vereador Pimentel e Guaraná River.

         Na oportunidade, a  Pedagoga e Coordenadora de Educação da UPRI (Unidade Prisional de Ressocialização de Imperatriz) Meire Fortaleza , o Assessor Parlamentar da Dep. Estadual Valeria Macedo Holden Arruda, Rebeca Labre  e o jornalista Edmilson Sanches, através do Instituto, fizeram uma breve palestra, com mensagem de motivação, incentivo e reconhecimento aos alunos e comunidade;   representantes da Secretaria da Municipal da Mulher, Casa Abrigo e a líder comunitária Lucimar do Parque Santa Lúcia, destacaram  quanto a importância desse tipo de evento para a formação de melhores cidadãos.

                O IAC é uma sociedade civil de caráter social que visa contribuir com o desenvolvimento, fomentando ações de políticas publicas nas comunidades, e a educação é um dos principais focos para a inclusão social. Pois de acordo com o filofóso teórico da área René Hunbert, a educação é um conjunto de ações e influencias  exercidas voluntariamente por um ser humano em outro, normalmente de um adulto em um jovem.

 O Programa Brasil Alfabetizado é realizado pelo Ministério da Educação (MEC) desde 2003 em todo o território nacional. O objetivo do BRALFA é “promover a superação do analfabetismo entre jovens, adultos e idosos e contribuir para a universalização do ensino fundamental no Brasil. Sua concepção reconhece a educação como direito humano e a oferta pública da alfabetização como porta de entrada para a educação e a escolarização das pessoas ao longo de toda a vida”.


Segundo o MEC, “o Programa é uma porta de acesso à cidadania e o despertar do interesse pela elevação da escolaridade. O Brasil Alfabetizado é desenvolvido, com o atendimento prioritário a municípios que apresentam alta taxa de analfabetismo, sendo que 90% destes localizam-se na região Nordeste. Esses municípios recebem apoio técnico na implementação das ações do programa, visando garantir a continuidade dos estudos aos alfabetizandos. Podem aderir ao programa por meio das resoluções específicas publicadas no Diário Oficial da União, estados, municípios e o Distrito Federal.”
Postar um comentário