02 junho 2015

ALUNOS CONCLUEM PROGRAMA DE ALFABETIZAÇÃO NA COMUNIDADE DO RECANTO UNIVERCITARIO

Quarenta e Cinco alunos imperatrizense receberam na noite do ultima, dia  22, certificado de conclusão do Programa Brasil Alfabetizado de Jovens e Adultos, do Governo Federal, em parceria com o Instituto Abrindo Caminhos (IAC)  e a Prefeitura de Imperatriz. A solenidade ocorreu no salão de eventos da Escola Domingos Elias Moraes, no bairro Recanto Universitário. Onde mais de sessenta alunos receberam camisas de farda patrocinadas pelo o empresário Jose de Ribamar do Café Viana.

                Segundo a Assistente Social e Diretora Geral do IAC, Rebeca Labre, a programação da solenidade, desenvolvida a partir das 19:00hs aproximadamente, constou de momento religioso da Renovação Carismática Católica, entrega dos certificados, premiação para os alunos que se destacaram e sorteio de brindes em homenagem ao Dia das Mães, doados por varias lojas e entidades, ao som da Banda Pegada do Arrocha patrocinado pelo Vereador e Presidente da Camará Municipal de Imperatriz, finalizando com um delicioso lanche ofertado pelas secretarias: da mulher, Meio Ambiente SETRAN, vereador Pimentel e Guaraná River.

         Na oportunidade, a  Pedagoga e Coordenadora de Educação da UPRI (Unidade Prisional de Ressocialização de Imperatriz) Meire Fortaleza , o Assessor Parlamentar da Dep. Estadual Valeria Macedo Holden Arruda, Rebeca Labre  e o jornalista Edmilson Sanches, através do Instituto, fizeram uma breve palestra, com mensagem de motivação, incentivo e reconhecimento aos alunos e comunidade;   representantes da Secretaria da Municipal da Mulher, Casa Abrigo e a líder comunitária Lucimar do Parque Santa Lúcia, destacaram  quanto a importância desse tipo de evento para a formação de melhores cidadãos.

                O IAC é uma sociedade civil de caráter social que visa contribuir com o desenvolvimento, fomentando ações de políticas publicas nas comunidades, e a educação é um dos principais focos para a inclusão social. Pois de acordo com o filofóso teórico da área René Hunbert, a educação é um conjunto de ações e influencias  exercidas voluntariamente por um ser humano em outro, normalmente de um adulto em um jovem.

 O Programa Brasil Alfabetizado é realizado pelo Ministério da Educação (MEC) desde 2003 em todo o território nacional. O objetivo do BRALFA é “promover a superação do analfabetismo entre jovens, adultos e idosos e contribuir para a universalização do ensino fundamental no Brasil. Sua concepção reconhece a educação como direito humano e a oferta pública da alfabetização como porta de entrada para a educação e a escolarização das pessoas ao longo de toda a vida”.


Segundo o MEC, “o Programa é uma porta de acesso à cidadania e o despertar do interesse pela elevação da escolaridade. O Brasil Alfabetizado é desenvolvido, com o atendimento prioritário a municípios que apresentam alta taxa de analfabetismo, sendo que 90% destes localizam-se na região Nordeste. Esses municípios recebem apoio técnico na implementação das ações do programa, visando garantir a continuidade dos estudos aos alfabetizandos. Podem aderir ao programa por meio das resoluções específicas publicadas no Diário Oficial da União, estados, municípios e o Distrito Federal.”

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

PF deve apurar transferências de títulos de Índios Guajajara no interior do MA

Os Guajajara são um dos povos indígenas mais numerosos do Brasil. Habitam mais de 10 Terras Indígenas na margem oriental da Amazônia, todas ...