02 junho 2015

Valéria Macedo apresenta a regional de saúde de Porto Franco ao secretário Marcos Pacheco

Foi entregue ao Secretário Marco Pacheco um documento onde é apresentado as demandas do Hospital Regional de Porto Franco, onde visa, principalmente, a qualidade, eficiência e evolução da assistência médica à região.
O Secretário de Estado da Saúde Marcos Pacheco a convite da Deputada Estadual Valéria Macedo (PDT) visitou na ultima sexta feira (01), a Regional de Saúde de Porto Franco, a fim de conhecer as estruturas de Saúde Pública da cidade e o atendimento do Hospital e Maternidade Regional Aderson Marinho e SAMU 24 horas atende os municípios de Porto Franco, Campestre do Maranhão, Ribamar Fiquene, Lajeado Novo São João do Paraíso e São Pedro dos Crentes, com uma cobertura de cerca 105 mil habitantes incluído Estreito no atendimento do Samu. 
A Regional de Porto Franco é porta de entrada de Urgência e Emergência da Região e da Rede Cegonha. Tem 47 leitos em pleno funcionamento, laboratório 24 horas, raio x 24 horas, sala de gesso e imobilização 24 horas, mamografia, anestesia e ginecologia e obstetrícia 24 horas e clínica médica, ultrassonografia, ambulatórios especializados de cardiologia, ortopedia, neurologia, mastologia, ginecologia, pediatria, urologia, cirurgia geral, dentre outros.
O prefeito em parceria com a Deputada Valéria Macedo está concluindo um anexo com mais 37 leitos de internação. E em parceria com o estado no Programa Topama uma ampliação de urgência e emergência com mais cinco leitos de observação e sala de estabilização de urgência e emergência, o que totalizará 89 leitos em todo o sistema.
Além disso, o município conta com os serviços do SAMU 24 horas, com UTI móvel, com quadro de servidores efetivos concursados em carreira em plano de cargo e salários e é um dos mais bem sucedidos sistemas pública de saúde do Estado, mas que necessita de investimento do governo do Estado, a qual não recebe desde 2009.
Além da parlamentar, o Secretário Marco Pacheco foi recebido pelo prefeito Aderson Marinho, pelo ex-prefeito Deoclides Macedo, secretária municipal de saúde Vânia Marinho, o Secretário Executivo Edivan Miranda, o Diretor Geral do Hospital Renato Rocha, o Secretário de financia Waner Marinho, o chefe de gabinete Jeferson Milhomem, o Procurador Municipal Iub Fávero, o vereador Edidácio, a vereadora Ana Léia, o vereador Neto, dentre várias outras autoridades.
A parlamentar explica que a ampliação e qualidade no atendimento depende do aumento da contrapartida estadual, mas inicialmente a devolução por parte do Estado, dos repasses retirados ainda no governo anterior, e disse, ainda, esperar a sensibilidade do Secretário de Saúde Marco Pacheco e do governador Flávio Dino em reconhecer a importância dessa estrutura de saúde não só para Porto Franco, mas para toda a região.
Em seguida toda a equipe visitou a Unidades de Saúde da Vila Lobão, Centro, Vila São Francisco, Samu, entre outras.
A Deputada informou ao secretário que cerca de 80% dos servidores do setor de saúde são concursados e, por isso mesmo, defende para a realização de um grande concurso público para a saúde do estado. “O nosso sistema é preponderantemente público”, disse.   
O Secretário de Saúde Marcos Pacheco ficou muito impressionado com a estrutura da Regional de Porto Franco, ficou satisfeito e reconheceu a necessidade de investimentos por parte do governo do Estado.
Valéria disse que confia no Governador Flávio Dino e continua convencida de o que melhor se pode fazer em matéria de saúde “é revitalizar os sistemas com capacidade efetiva de prestar serviços e voltar os investimentos para a saúde pública do estado”.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

No Maranhão, quase metade dos lares recebe Bolsa Família, diz o IBGE

  Em 2023, 40% dos domicílios maranhenses recebiam o Bolsa Família, o que corresponde a mais de 1 milhão de domicílios. Os dados da Pesquisa...