21 julho 2015

ESTATUTO: Prefeito veta emenda que prejudicava servidor municipal




O funcionalismo municipal, regido pelo Estatuto do Servidor Municipal, publicado quinta feira, 15 de julho de 2015, se livrou de uma emenda legislativa, que permitia, sem a instauração de Processo Administrativo Disciplinar, suspensão e perda de salário por até 30 dias.
Para o relator da matéria, no âmbito do Executivo Municipal, o advogado trabalhista Daniel Pereira de Souza, a proposta vetada pelo prefeito Sebastião Madeira nitidamente confundiu pena disciplinar com medida processual, fato que deixaria o servidor em estado de vulnerabilidade, sujeito, segundo ele, “a intempérie de humor do chefe-imediato”.

“Neste tópico, o veto urge como medida eficaz de proteção à parte mais frágil de ralação de emprego, in casu, o servidor. Caso a redação alterada permanecesse, tal dispositivo melindraria não apenas o consagrado princípio do in dubio pro operário, mas, também, o princípio constitucional pátrio que impõe o devido processo legal, estampado no art. 5º, LIV, da CF”, destacou o veto do prefeito Madeira.

Daniel Souza frisou que a disposição contida na redação original do aludido Projeto de Lei, que permite a suspensão do servidor por tempo não superior a 03 (três) dias, deve ser entendida, salvo melhor juízo, como pena disciplinar branda, de fácil elidição, e não poderia ser confundida com àquela medida processual, consistente da instauração de processo disciplinar, que, em situações excepcionais, pode culminar no afastamento do sindicado/investigado, sem prejuízo de subsídio e vantagens, por até 30 ou mais dias.
“Estou convencido de que a permanência da nova redação emprestada ao art. 110, do Estatuto do Servidor Público Municipal, afrontaria o Estado Democrático Direito e os princípios elementares de proteção ao trabalhador, motivo pelo qual o veto do Prefeito se revelou impostergável.”

O prefeito Sebastião Madeira também vetou a emenda que reduzia em 50% a remuneração do Procurador do Município, afastado para capacitação profissional, mantendo a redação original, que garante a percepção integral de vencimentos.

“Deste modo, o veto se fez necessário para garantir a integralidade da remuneração, para aqueles servidores que, preenchidos os critérios legais, poderão fazer jus a licença para preparação profissional”, argumentou o Prefeito Madeira.

No mais, todas as tratativas firmadas com as lideranças sindicais, com o líder do governo na Câmara, o vereador João Francisco Silva, antes, durante e depois da discussão do projeto do Estatuto, foram mantidas pelo prefeito.

Sebastião Madeira enalteceu o trabalho da Câmara de Vereadores, lembrando que a matéria foi amplamente debatida pelo Parlamento, que apresentou emendas importantes, que melhoraram o Estatuto do Servidor, permitindo que fosse aprovada uma Lei que contemplou os interesses legítimos do funcionalismo. O Prefeito também lembrou daqueles dirigentes sindicais que, mesmo na defesa de suas respectivas categorias, dialogaram e contribuíram na construção de tão importante lei.

“Destaco a contribuição da Câmara de Vereadores de Imperatriz e dos líderes sindicais que, mesmo na adversidade, souberam construir uma proposta consensuada, consolidando, assim, um Estatuto de Servidor autêntico e democrático”.
O Prefeito aproveitou para agradecer o empenho da Comissão que elaborou o Estatuto do Servidor Público Municipal, mesmo, segundo ele, diante de uma questão tão complexa e conflituosa.

“A Comissão fez uma discussão absolutamente aberta, com a participação de todos os atores que, direta e indiretamente, estavam envolvidos no processo. Destaco o trabalho do Chefe de Gabinete, Hudson Nascimento; do Secretário de Administração, Iramar Cândido; da Procuradora Geral Adjunta do Município, Andiara Gouveia; da servidora da PGM, Mayara Regina; e do Secretário de Regularização Fundiária, Daniel Souza, responsável pela redação final e pela pacificação de temas que, certamente, trariam prejuízos aos servidores caso não fossem, por ele, examinados cuidadosamente. [ASCOM

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

PF deve apurar transferências de títulos de Índios Guajajara no interior do MA

Os Guajajara são um dos povos indígenas mais numerosos do Brasil. Habitam mais de 10 Terras Indígenas na margem oriental da Amazônia, todas ...