22 setembro 2015

SL: UFMA promove lançamento de livros nesta quinta-feira no Museu Histórico e Artístico do MA

Na ocasião, o Programa de Pós-graduação de Ciências realiza aula inaugural com o tema Trabalho e mudança social; pesquisador convidado é presidente da ANPOCS
 O Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFMA promove nesta quinta-feira, 24, a partir das 17h30, o lançamento de cinco livros e duas edições de sua revista científica em aula inaugural proferida pelo pesquisador e professor José Ricardo Ramalho, da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) com o tema Trabalho e Mudança Social. O evento acontece nas dependências do Museu Histórico e Artístico do Maranhão, sito à rua do Sol, 302, Centro. A entrada é franca.
Ramalho é professor titular do Departamento de Sociologia e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da UFRJ, pesquisador do CNPQ e da FAPERJ e atualmente Presidente da ANPOCS (Associação Nacional de Pesquisa em Ciências Sociais). Publicou, entre outros, os livros e coletâneas “Estado Patrão e Luta Operária - O caso FNM (São Paulo: Paz e Terra); “Desenvolvimento, trabalho e cidadania - Baixada e Sul fluminense (com Alexandre Fortes - Rio de Janeiro: Sete Letras)”; “Amazônia - Desenvolvimento, meio ambiente e diversidade sociocultural (com Sérgio Ferreti - São Luis: Editora da UFMA)”; “Trabalho e Sindicato em antigos e novos territórios produtivos - comparações entre o ABC paulista e o Sul fluminense (com Iram Jácome Rodrigues - São Paulo: Annablume)” e “Ações coletivas em complexos mínero-siderúrgicos: experiências na Amazônia e no Sudeste brasileiro (com Marcelo Sampaio Carneiro – São Luís: Editora da UFMA).
As obras que serão lançadas são coletâneas de pesquisadores maranhenses com participação de outros estados brasileiros que estudam temáticas relacionadas a trabalho, religião, gênero, política, história e economia. Os livros estarão à venda no local.
SERVIÇO

O QUE: Aula inaugural do PPGCSoc (UFMA) com lançamento de livros e revistas científicas

ONDE: Museu Artístico e Histórico do MA

QUANDO: Quinta-feira, 24 de setembro, às 17h30

ENTRADA FRANCA

RESUMOS DOS LIVROS E DAS REVISTAS:

O Livro “Ações coletivas em complexos mínero-metalúrgicos: experiências na Amazônia e no Sudeste brasileiro”, organizado por José Ricardo Ramalho e Marcelo Sampaio Carneiro, reúne artigos que discutem diferentes formas de mobilização coletiva acionadas por grupos de trabalhadores, organizações populares e empresariais, de forma a defender seus interesses no âmbito de complexos mínero-metalúrgicos localizados na Amazônia Oriental e nos estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro. Nesse sentido, os textos que compõem o livro procuram mostrar como atores sociais locais conseguem, com níveis diferentes de agência, interferir na dinâmica de implantação e desenvolvimento desses complexos mínero-metalúrgicos, apresentando uma importante contribuição para a compreensão sobre os diferentes tipos de efeitos socioeconômicos e ambientais produzidos pela implantação de grandes projetos de desenvolvimento no país.

O livro “Um caso de polícia! - Pajelança e religiões afro-brasileiras no Maranhão (1876-1977)” é fruto de pesquisa documental realizada principalmente entre 2003 e 2004 por três alunos de graduação da UFMA e da UEMA, na época bolsistas de iniciação cientifica da FAPEMA e do CNPq., orientados pela Profa. Dra. Mundicarmo Ferretti. A primera parte do livro apresenta trabalhos produzidos pela coordenadora da pesquisa e pelos três pesquisadores – Jacira Pavão, Herliton Nunes e Marcelino Farias Filho -, analisando problemas enfrentados pela população negra do Maranhão e a repressão policial ocorrida no passado a terreiros de mineiros, terecozeiros, curadores e pajés. A segunda parte da obra reúne 319 matérias publicadas em jornais maranhenses, transcritas geralmente de sessão policial, daí o titulo escolhido para a obra “Um caso de Policia!”. Espera-se que o livro estimule novas pesquisas e contribua para a redução do preconceito contra a pajelança, as religiões afro-brasileiras, os folguedos populares e outros aspectos da cultura popular do Maranhão.

O Livro “Trajetórias, espaços e repertórios de intervenção política”, da Prof. Dra. Eliana Tavares dos Reis, trata, no âmbito de uma sociologia política das intervenções militantes, dos condicionantes sociais e históricos que pesaram no desdobramento de trajetórias (individuais e coletivas) de agentes que atuaram em movimentos de resistência ao regime militar no Rio Grande do Sul. Para tanto, entre outros aspectos que foram investigados, destaca-se a apresentação de dados sociográficos; a descrição das inserções em distintos espaços de atuação, especialmente em diferentes organizações de esquerda, clandestinas ou não; a explicitação de “causas” defendidas e disputadas pelos protagonistas; a sistematização de padrões de carreiras seguidas; e a reflexão em torno do trabalho de memória acionado em eventos de consagração geracional e nas entrevistas realizadas.

O livro “Fazendo e desfazendo gêneros”, reúne artigos de pesquisadores do Grupo de Estudos de Gênero, Memória e Identidade (GENI), coordenado pela Profa. Dra. Sandra Nascimento Sousa, ao longo de quatorze anos de pesquisas centradas no debate sobre diferenças de gênero, problematizando questões sobre o que constitui nossos corpos? Quais as configurações de sujeitos e práticas são socialmente legitimadas como normais? Que vetores políticos instituem diferenças, desigualdades de poder e exclusões sociais?

O livro “Economia, história e teoria da prática em Bourdieu”, do Prof. Dr. Antonio Paulino, é resultado de pesquisa, leitura problematizada e reflexiva e de discussões sobre a obra de Pierre Bourdieu (1930-2002), no interior de grupo de pesquisa e em salas de aula (graduação e pós-graduação). A particularidade do texto se deve a uma preocupação em apresentar não uma definição dos conceitos como “estrutura”, “campo”, “habitus”, “estratégia”, “capital”, mas nos permitir compreender o funcionamento destes no modo de explicação da teoria do mundo social de Bourdieu. Como Bourdieu mesmo dizia, “os conceitos não têm outra definição senão sistemática e são concebidos para ser colocados em prática empiricamente de maneira sistemática". Nesse sentido, o livro do professor Antonio Paulino contribui com o longo trabalho de difusão e dos modos de recepção da obra do sociólogo francês no Brasil.

O número 23 da Revista Pós Ciências Sociais tem como tema central o dossiê “Profissões e Espaços da Política”, organizado pelas professoras e pesquisadoras Eliana Tavares dos Reis (UFMA) e Fernanda Rios Petrarca (UFS). Os oito textos que compõe o trabalho coletivo exploram, por intermédio de diferentes enfoques, as intersecções entre recursos conquistados em domínios profissionais e disputas em arenas políticas ou politizadas (administração pública, burocracias, legislativos, partidos, movimentos sociais, jornais, universidades e escolas). A diversidade de configurações nacionais tratadas pelos autores (Hungria, Índia, França e, sobretudo, Brasil) possibilita cotejar para cada contexto examinado: lógicas que condicionam as imbricações; condicionantes históricos, sociais e culturais intervenientes em estratégias de (re) conversões; e graus variados de autonomia e diferenciação das esferas da vida social. Outro aspecto a ser realçado, é o mosaico de instrumentos de objetivação utilizados pelos pesquisadores na construção de seus estudos.

O número 24 da Revista Pós Ciências Sociais apresenta como tema central o dossiê “Desenvolvimento, territórios produtivos, trabalho e conflitos sociais”, organizado pelos professores José Ricardo Ramalho (UFRJ) e Roberto Véras de Oliveira (UFPB). Os oito artigos do dossiê permitem ao leitor revisitar a questão do “desenvolvimento”, novamente em voga no Brasil e na América Latina, sem perder de vista as adjetivações, justificações e tensões que comporta atualmente. As contribuições são representativas de uma agenda de pesquisa que enfoca o lugar estratégico do Estado na economia, bem como os mecanismos de reconhecimento e de institucionalização dos conflitos sociais e do trabalho, observados no bojo do processo de globalização.

Mais informações: Flávia Moura 981046288.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

PF deve apurar transferências de títulos de Índios Guajajara no interior do MA

Os Guajajara são um dos povos indígenas mais numerosos do Brasil. Habitam mais de 10 Terras Indígenas na margem oriental da Amazônia, todas ...