03 dezembro 2015

Valéria Macedo participa de Encontro da Rede de Saúde Mental do Maranhão


A deputada estadual Valéria Macedo (PDT) participou da abertura do V Encontro da Rede de Saúde Mental do Maranhão e o VII Encontro Maranhense de CAPS que está sendo realizado no auditório Neiva Moreira, na Assembleia Legislativa, e segue até o dia 4 de dezembro.  


Com o tema “ Articulando a rede de cuidados em Saúde Mental, o encontro é realizado pela Secretaria de Estado de Saúde do Maranhão com o apoio da deputada Valéria Macedo e está reunindo especialista da área e demais profissionais para debater a rede de saúde mental no Maranhão e capacitar os profissionais.


Dentro os participantes, Marcos Pacheco (Secretário de Estado da Saúde); Marcio Henrique Menezes (Coordenador Estadual de Saúde Mental), Silvia Maria Costa (Superintendente de Atenção Básica) e Roberto Tykanori (Médio psiquiatra, Coordenador Nacional de Saúde Mental).


Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), as doenças relacionadas à saúde mental, como os transtornos mentais e as mudanças de comportamentos, afetam cerca de 12% da população mundial. Os dados mostram o tamanho do impacto dessas doenças na população.


Valéria Macedo apoia a iniciativa e ressaltou a importância do evento que busca melhorar a articulação entre as equipes. “ É extremamente importante essa parceria. Todo o sistema deve estar disponível para atender a demanda dos pacientes com transtornos mentais. Este encontro reflete a busca por um atendimento humanizado e especializado. Devemos ressaltar a humanização da saúde no nosso estado. Eventos como este serve para buscar subsídios para combater a elevada prevalência dos transtornos psicossociais dessa população”, disse a parlamentar.

A deputada disse que é preciso ter em mente uma rede de assistência e para que isso se consolide, a capacitação é fundamental. “ O fortalecimento entre os profissionais e usuários, tanto na porta de entrada como no tratamento, devem ser especializados. Por isso a importância da capacitação”, finalizou Valéria Macedo. 

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

PF deve apurar transferências de títulos de Índios Guajajara no interior do MA

Os Guajajara são um dos povos indígenas mais numerosos do Brasil. Habitam mais de 10 Terras Indígenas na margem oriental da Amazônia, todas ...