07 janeiro 2016

Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Produção instala sistema de irrigação e promove vacinação

A Secretaria também fez parceria com o IFMA para estágio em agropecuária
            A Secretaria municipal de Agricultura, Abastecimento e Produção – SEAAP vem promovendo sistematicamente um trabalho junto aos produtores rurais digno de reconhecimento, principalmente do pequeno produtor de todas as regiões rurais do município de Imperatriz. Para o secretário José Fernandes Dantas, a pasta cumpre tão somente determinação do prefeito Sebastião Madeira.
            Somente no ano passado, foram implantados 10 kits de irrigação por gotejamento para áreas de 500 metros quadrados e assistência técnica em 19 sistemas de irrigação. De acordo ainda com informação do secretário José Fernandes, 50% dos sistemas são por micro aspersão e o restante por gotejamento, destinados para áreas de 2.500 metros quadrados por sistema.
            A questão da vacinação foi abordada pelo secretário-adjunto Hélio Gregório Fraga, que se faz mais presente à zona rural. Ele informou que foram realizadas vacinas contra brucelose, sem cobrança de ônus, beneficiando 64 pequenos produtores, os quais se dizem satisfeitos com as ações da SEAAP pela presença constante dos titulares da pasta, além de técnicos que os orientam.
            Foram atendidas com vacinas, conforme informa Hélio Fraga, as seguintes comunidades rurais: Água Boa, bebedouro, Camaçari, Centro Novo, KM 1700, Lagoa Verde, Olho D’Água dos Martins, Petrolina, Vila Conceição I e Vila Conceição II. “Somente em 2015 foram vacinadas 138 bezerras de 64 propriedades de pequenos produtores”, afirma o secretário-adjunto.
            Uma das preocupações do secretário José Fernandes Dantas, é com a capacitação dos alunos dos institutos e universidades. Somente no ano passado, a SEAAP promoveu a capacitação de seis alunos em estágio obrigatório do curso técnico Agropecuário do IFMA. Também manteve a capacitação de dezoito alunos em estágio obrigatório curricular do curso de Agronomia da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA.
(Domingos Cezar/ASCOM)

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Prefeitura de Carolina está proibida de usar “pau-de-arara” como transporte escolar

Prefeitura de Carolina está proibida de usar “pau-de-arara” como transporte escolar Após pedido do Ministério Público do Maranhão (MPMA), a...