31 março 2016

III Seminário sobre Autismo da Região Tocantina é realizado em Imperatriz

Promovido pela Secretaria Municipal de Saúde, o encontro discutirá esse ano a criação de um Protocolo de Atendimento

Com o tema: Construção do Protocolo de Acolhimento, Diagnóstico, Tratamento e Encaminhamento do Transtorno do Espectro Autista (TEA) no Município de Imperatriz, o encontro vai discutir a implantação de um protocolo de atendimento para a Região Tocantina. Participam das discussões profissionais da saúde, da educação, familiares e usuários do Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil (CAPS/IJ) – responsável pela realização do seminário.

O encontro será realizado hoje, durante todo o dia, no auditório da Unidade Regional de Educação (UREI) – localizado na Rua Simplício Moreira – Centro de Imperatriz. Segundo a Psicóloga, Nádia Borges, a temática desse ano surgiu em decorrência de uma demanda crescente de casos suspeitos de TEA que o CAPS IJ tem atendido nos últimos anos.

“Em outros estados já existem protocolos - que tem como objetivo esquematizar o atendimento das pessoas com autismo, facilitando o processo, porque padroniza as etapas a serem seguidas e evita perda de tempo”, explica a psicóloga ao relatar que a criação deste protocolo representa um avanço para a saúde do município e região, pois ele norteará tanto o atendimento na rede pública de saúde quanto nos demais dispositivos que oferecem tratamento para o autismo na rede privada.

“O protocolo vai mostrar o passo a passo para se fazer acolhimento, diagnostico, tratamento e encaminhamento”, completa Nádia, que avalia esta iniciativa como uma proposta inovadora para o município e para Estado que ainda não tem as diretrizes definidas de qual caminho seguir em caso de suspeita do autismo.

“A secretaria de Saúde do município oferece tratamento às pessoas com Transtorno do Espectro Autismo há mais de cinco anos e desde então já tivemos diversos avanços, contudo, a busca por novas ferramentas para que este cuidado seja cada vez mais eficaz é constante. Para tanto, em comemoração alusiva ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo (02 de abril) estamos propondo a criação de um protocolo para otimizar ainda mais o atendimento oferecido”, destaca a secretária de Saúde Conceição Madeira.

Tratamento autismo – Após o diagnóstico do paciente e a comunicação à família, inicia-se a fase do tratamento e da habilitação/reabilitação no CAPS IJ. O autismo implica em alterações de linguagem e de sociabilidade que afetam diretamente – com maior ou menor intensidade – grande parte dos casos. O paciente também pode sofrer limitação de suas capacidades funcionais e nas interações sociais, o que demanda cuidados específicos e singulares de acompanhamento médico, habilitação e reabilitação ao longo das diferentes fases da vida.

Maria Almeida [ASCOM]


Nenhum comentário:

Postagem em destaque

PF deve apurar transferências de títulos de Índios Guajajara no interior do MA

Os Guajajara são um dos povos indígenas mais numerosos do Brasil. Habitam mais de 10 Terras Indígenas na margem oriental da Amazônia, todas ...