04 março 2016

Sepluma simplifica licença para comercialização de gás de cozinha

A Secretaria de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (Sepluma) adere uma nova diretriz para desburocratizar o licenciamento ambiental para comercialização de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), o mais conhecido gás de cozinha. Foi constatada pelo Departamento de Licenciamento da Sepluma, que a obtenção de licença ambiental anteriormente exigida aos pequenos comerciantes do gás era absurda e estava acima daquilo que a própria legislação que regulamenta este setor, prevê. Para explicar a nova medida adotada pela Sepluma, o secretário Daniel Souza reuniu-se com os comerciantes de gás de cozinha na última quarta-feira (02/03).

Na reunião, o secretário explicou que para simplificar a licença, foi feita uma adequação da legislação à realidade da cidade. Em determinadas circunstancias, nos casos de empresas do ramo com grandes armazenamentos, permanece o Licenciamento, com as mesmas exigências de antes. Mas, como em Imperatriz, a maioria é constituída por empresas de pequeno porte, com 40, 30 e até mesmo 20 botijões de gás, estes terão que obter apenas a Licença de Dispensa.

Antes, para obter o licenciamento, todos os comerciantes teriam que pagar uma taxa de até R$ 1.000, de acordo com o caso, teria também que contratar um engenheiro ambiental para fazer laudo e levantamento do local de armazenamento e venda do produto, entre outras exigências exageradas para o pequeno comerciante.

Agora, para o depósito e comércio varejista de GLP, ou gás de cozinha das classes de I a IV – botijões que somem um total máximo de 960 kg – o valor da taxa a ser paga pela Licença de Dispensa varia entre as classes, mas atinge o valor máximo R$ 280,00; é dispensada a contratação do profissional para estudos ambientais e menos documentos são exigidos para o requerimento da Dispensa. Para as categorias de V em diante, permanece a exigência de Licenciamento, onde os valores e documentação exigidos continuam os mesmos. ­­­

De acordo com o secretário da Sepluma, Daniel Souza, “a medida permite a partir de agora, que os comerciantes possam se regularizar de forma bem barata, rápida para que ninguém incida sobre nenhuma irregularidade, não fique na clandestinidade e em uma eventual fiscalização da Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros e até do Procon, não seja penalizado por não ter a autorização ambiental”.

Moisés Araújo é presidente da Associação de Revendedores de GLP do Sul do Maranhão, ele trabalha no segmento desde 2007 e avalia a medida adotada pela Sepluma como “uma das melhores coisas que já aconteceu no setor porque antes era muito difícil. Eu passei ainda duas semanas indo de manhã e à tarde à Secretaria e não consegui tirar a minha licença de 2014, nem 2013 e 2015, então, para nós foi muito bom, essa iniciativa veio para somar!” comentou Moisés.

FISCALIZAÇÃO - A Defesa Civil já iniciou o processo de fiscalização. As empresas que comercializam o Gás Liquefeito de Petróleo - popularmente conhecido gás de cozinha - em situação irregular, estão sendo notificadas. Segundo o superintendente da Defesa Civil, é necessário que os locais de vendas atendam às normas de segurança. De acordo com ele as equipes estão verificando todos os itens de segurança. “Nosso objetivo é garantir segurança nesses pontos de revenda de GLP na cidade”.

Sara Batalha [ASCOM]

Postagem em destaque

PF deve apurar transferências de títulos de Índios Guajajara no interior do MA

Os Guajajara são um dos povos indígenas mais numerosos do Brasil. Habitam mais de 10 Terras Indígenas na margem oriental da Amazônia, todas ...