10 março 2016

Valéria Macedo preside sessão especial do Dia Internacional da Mulher

Assecom/ Dep. Valéria Macedo
Valéria Macedo preside sessão especial do Dia Internacional da Mulher

Os marcos legais do enfrentamento à violência contra as mulheres foi tema da sessão especial dedicada ao Dia Internacional da Mulher, nesta terça-feira (8), na Assembleia Legislativa do Maranhão, a pedido da deputada estadual, Valéria Macedo (PDT).

A sessão reuniu no plenário Nagib Haickel, diversas pessoas para celebrar o dia, lembrar dos avanços conquistados e debater os marcos legais de enfretamento à violência contra a mulher presentes na Lei do Feminicídio e da Lei Maria da Penha, que este ano completa 10 anos.

A sessão especial foi aberta pela deputada Valéria Macedo, que parabenizou todas as mulheres e iniciou seu discurso afirmando que o papel da mulher se tornou algo extremamente importante na sociedade atual e destacou o problema da violência.

“Embora o papel da mulher na sociedade venha se tornando cada vez maior e melhor, ainda existem muitos desafios a serem enfrentados. Quero destacar também que os números de casos de violência contra as mulheres ainda são alarmantes”, disse.

Durante o evento, um vídeo foi exibido para contar um pouco do episódio trágico que deu origem ao Dia Internacional das Mulheres que apontou os dois principais problemas que afligem a mulher: preconceito e violência.

A secretária estadual da mulher, Laurinda Pinto, destacou a participação da secretaria no enfrentamento à violência. Já a promotora da Vara da Mulher, Dra. Selma Regina Sousa, falou sobre a Lei do Feminicidio e a defensora pública Mariana Albano, explanou sobre a Lei Maria da Penha. A coordenadora do Fórum Maranhense de Mulheres, Mary Ferreira, destacou a participação da mulher na política que ainda é muito pequena.

Para finalizar a sessão especial, a coach Rosely Vieira, proferiu a palestra: ‘Mulher, seja a melhor versão de si mesma’. Rosely conversou com os participantes em uma animado bate papo, com música e exercício.

A sessão especial foi bastante prestigiada e contou com a presença deputados, presidente do Gedema, dra. Cleide Coutinho, representantes do poder público, entidades e sociedade.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

No Maranhão, quase metade dos lares recebe Bolsa Família, diz o IBGE

  Em 2023, 40% dos domicílios maranhenses recebiam o Bolsa Família, o que corresponde a mais de 1 milhão de domicílios. Os dados da Pesquisa...