29 abril 2016

Campanha de vacinação contra influenza será lançada hoje em Imperatriz

A Casa do Idoso Feliz vai abrir a campanha de vacinação 2016

Hoje, a partir das 8h os usuários da Casa do Idoso Feliz vão receber aplicação das doses da vacina contra a gripe. Localizada em novo endereço (Rua Rui Barbosa em frente à Prefeitura - Centro), a Casa do Idoso vai abrir a campanha de vacinação 2016. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, este ano foram disponibilizadas para Imperatriz aproximadamente 42 mil doses da vacina.

A exemplo das campanhas anteriores serão vacinadas as pessoas mais suscetíveis à doença: idosos a partir de 60 anos, crianças de seis (6) meses a menor de dois (2) anos, gestantes, pacientes acometidos por doenças crônicas e profissionais de saúde que lidam diretamente com o paciente. “Por isso iniciaremos logo mais a aplicação das doses na casa do idoso – onde está nosso público principal. Assim, atenderemos nossos anciãos que têm dificuldade para locomoverem-se até as Unidades Básicas de Saúde”, ressalta a secretária de Saúde Conceição Madeira.

A coordenadora do Programa Municipal de Imunização, Socorro Ribeiro, informa que a quantidade de vacina recebida pelo município é determinada pela estimativa populacional do público-alvo determinado em cada campanha. “Vacinando todos os grupos prioritários e havendo sobra de doses, estas serão disponibilizadas para a comunidade não pertencente aos grupos citados”, informa a coordenadora.

Conceição Madeira observa que toda a logística da campanha, a começar pelo local escolhido para lançado oficial é pensado visando expandir o acesso as doses. “Dessa forma nós reduzimos e controlamos de forma intensiva a mortalidade e morbidade das doenças preveníveis por vacinas em Imperatriz, e ampliando as coberturas vacinais cobrindo as metas preconizadas pelo Ministério da Saúde”, explica.

Após o lançamento oficial, a campanha segue nas Unidades Básicas de Saúde, onde estarão disponíveis as doses da vacina até o final o final do mês de maio. Vale ressaltar que o dia de mobilização principal conhecida como dia D será realizado neste sábado, 30 e a campanha segue até dia 20 de maio conforme calendário pré-definido pela Secretaria Municipal de Saúde.



Maria Almeida  [ASCOM

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Prefeitura de Carolina está proibida de usar “pau-de-arara” como transporte escolar

Prefeitura de Carolina está proibida de usar “pau-de-arara” como transporte escolar Após pedido do Ministério Público do Maranhão (MPMA), a...