12 abril 2016

Valéria Macedo pede Farmácia de Medicamentos Especializados para o município de Imperatriz


Assessoria de Comunicação
Através da Indicação 153/16, a deputada estadual Valéria Macedo (PDT) solicita ao Governo do Estado, a descentralização e interiorização da Farmácia de Medicamentos Especializados (FEME) para o município de Imperatriz.
De acordo com a Indicação, a criação de uma unidade de atendimento da FEME em Imperatriz, é devido a sua localização estratégica, que facilita o acesso da população da Região Tocantina à distribuição de medicamentos especiais, reduzindo gastos com Tratamento Fora de Domicílio (TFD) e o oferecimento de um serviço do SUS de alta complexidade a nível ambulatorial, descentralizando e agilizando o processo de distribuição de medicamentos para toda aquela localidade.
De acordo com Valéria, é necessária a interiorização desses atendimentos às pessoas residentes longe de São Luís para que possam ser oportunizados os mesmos atendimentos dispensados aos doentes da Capital.
“Sabe-se que grande quantidade de pessoas necessitadas de remédios que são disponibilizados pela farmácia, o recebem, porém, tendo de se deslocar por mais de 600 km até São Luís. Submetendo pessoas já fragilizadas pelas diversas e graves enfermidades para recebe-los, sem contar as grandes dificuldades financeiras desses pacientes e de suas famílias para esse deslocamento”, disse Valéria.
Segundo a Indicação, a maioria destes medicamentos é muito onerosa, dificultando a aquisição e deixando no sofrimento imensa parcela da população mais carente que sofre enfermidades severas.
“Assim, a descentralização desse atendimento trará imensos benefícios aos pacientes evitando-se, sobretudo, a descontinuação no tratamento das enfermidades e contribuindo para combater doenças suscetíveis à cura ou diminuindo as consequências danosas daquelas que, mesmo crônica, tem tratamento. Desta forma, a descentralização e interiorização da FEME na Região Tocantina, beneficiará toda a população daquela região proporcionando tratamento de saúde digno e menos dispendioso aos enfermos bem como mais conforto nos momentos mais delicados de suas vidas e, sem dúvida, trará uma melhor qualidade de vida e saúde para os pacientes daquela localidade”, afirmou Valéria Macedo.
FEME
A Farmácia de Medicamentos Especializado (FEME) é um órgão estadual que atende pessoas portadoras de doenças raras, crônicas ou que necessitam de tratamento especial, cuja representação no Estado Maranhão se localiza apenas na Capital. É através da FEME que são dispensados medicamentos para pessoas em situação grave de saúde, medicamentos estes de alto custo e de difícil acesso.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

PF deve apurar transferências de títulos de Índios Guajajara no interior do MA

Os Guajajara são um dos povos indígenas mais numerosos do Brasil. Habitam mais de 10 Terras Indígenas na margem oriental da Amazônia, todas ...