10 maio 2016

Davinópolis se mobiliza contra o abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes


A programação será desenvolvida no próximo dia 18, inclusive com uma grande caminhada pelas ruas da cidade

Gil Carvalho

Davinópolis – O presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Antônio Ronandre, informou ontem à reportagem que o município de Davinópolis realizará no próximo 18 de maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a campanha “Faça Bonito – Projete nossas crianças e adolescentes”.

Segundo ele, o dia de conscientização e sensibilização é resultado de parceria entre a Prefeitura de Davinópolis; Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes); Secretaria Municipal de Educação (Semus); Conselho de Referência e Assistência Social (CRAS) e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescentes (CMDCA).

Também participam do projeto o Conselho Tutelar de Davinópolis, escolas municipais, associações comunitárias, entidades regionais e diversos outros segmentos da sociedade civil organizada do município de Davinópolis.

Ronandre lembra que o 18 de maio foi instituído em 1998, quando cerca de 80 entidades públicas e privadas, reuniram-se na Bahia para o 1º Encontro de Ecpat no Brasil. O evento foi organizado pelo Centro de Defesa de Crianças e Adolescentes (Cedeca-BA), representante oficial do Ecpat, organização internacional que luta pelo fim da exploração sexual e comercial de crianças, pornografia e tráfico para fins sexuais, surgida na Tailândia.

O presidente do CMDCA assinala que na época “o encontro reuniu entidades de todo o país”. “Foi nessa oportunidade que surgiu a idéia de criação de um Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infanto-Juvenil”, frisa ele, ao lembrar a autoria do projeto da deputado federal Rita Camata (PMDB/ES) – presidente da Frente Parlamentar pela Criança e Adolescente do Congresso Nacional.

Sancionado em 2000, desde então a sociedade civil em Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes promovem atividades em todo o país para conscientizar a sociedade e as autoridades sobre a gravidade da violência sexual.

Antônio Ronandre reitera que o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes vem manter viva a memória do país, reafirmando a responsabilidade da sociedade davinopolense em garantir os direitos infanto-juvenis, cuja luta tem sido constante, por intermédio da atuação do sistema de garantias de direitos, que se fortalece no município de Davinópolis.




“A programação envolve diversas atividades culturais e de conscientização e mobilização da comunidade davinopolitana, com panfletagem, reuniões temáticas, palestras, apresentações teatrais sobre o tema e caminhada no dia 18/05, a partir das 16h, com concentração e saída da Avenida Davi Alves Silva, Centro”, finaliza.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

PF deve apurar transferências de títulos de Índios Guajajara no interior do MA

Os Guajajara são um dos povos indígenas mais numerosos do Brasil. Habitam mais de 10 Terras Indígenas na margem oriental da Amazônia, todas ...