04 maio 2016

Pessoas com deficiência e taxistas agora podem solicitar pela internet benefícios fiscais de ICMS e IPVA de veículos

SEFAZ-MA (imagem da internet)
O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), disponibilizou um sistema online que permite a solicitação de benefícios fiscais de ICMS e IPVA de veículos automotores para pessoas com deficiência e taxistas. A medida foi determinada por meio da Portaria nº 148/16 da Sefaz, que prevê a solicitação e concessão de benefícios fiscais de ICMS e IPVA de veículos, conduzidos por pessoas com deficiência e taxistas, sejam solicitados pela internet, no portal da Sefaz (http://portal.sefaz.ma.gov.br/).

O contribuinte deverá anexar no sistema todos os documentos necessários para solicitação do benefício fiscal e acompanhar o processo pela internet, sem precisar se dirigir à Sefaz. “Essa medida foi pensada para melhorar o acesso ao benefício fiscal, especialmente para os contribuintes que possuem alguma deficiência, de forma simplificada e sem precisar se deslocar até a Sefaz para fazer o pedido, que é um direito”, declarou o secretário da Fazenda, Marcellus Ribeiro Alves.

O sistema está disponível no portal da Sefaz, no banner ‘Benefícios Fiscais ICMS/IPVA’. Na página, o contribuinte deve acessar a opção ‘Solicitação de Benefício Fiscal/Veículo’, em seguida deve clicar nas opções de ‘Isenções’, onde irá escolher o tipo de benefício fiscal desejado: ‘Taxista – ICMS’, ‘Taxista – IPVA’, ‘Deficiente Físico – ICMS’ ou ‘Deficiente Físico – IPVA’.

Documentos como ‘Autorização para Aquisição de Veículos com Isenção de ICMS para Pessoas com Deficiência’ e o ‘Ato Declaratório de Isenção de ICMS para Taxistas’ serão disponibilizados para impressão, na página ‘Benefícios Fiscais’, para consulta pública e comprovação junto à concessionária de veículos. Na página de ‘Benefícios Fiscais’, o contribuinte também terá acesso a documentos de legislação e instruções de como realizar o procedimento.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

PF deve apurar transferências de títulos de Índios Guajajara no interior do MA

Os Guajajara são um dos povos indígenas mais numerosos do Brasil. Habitam mais de 10 Terras Indígenas na margem oriental da Amazônia, todas ...