15 junho 2016

Estreito e São João do Paraíso estão entre os municípios menos transparente do Brasil.

O Estado do Maranhão apareceu na última colocação do Ranking Nacional de Transparência no quesito Governo Municipal.

No inicio deste mês de Junho o Ministério Público Federal (MPF) divulgou o novo ranking da transparência, que mede o nível de transparência de estados e municípios brasileiros. Segundo o órgão, o resultado da nova classificação identificou que algumas irregularidades e pouco interesse em resolver a questão da transparência nos gastos e ações publicas, o que torna mais fácil o desvio de finalidade dos recursos públicos e mais difícil a fiscalização por parte da população. 

No caso de Estreito e São João do Paraíso, não foi possível identificar qualquer interesse em resolver as deficiências da transparência, visto que a nota da primeira e da segunda avaliação foi ¨0¨ (ZERO) para os dois municípios.

A avaliação se baseia em questionário desenvolvido pela Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro (Enccla), que selecionou as principais exigências legais e itens considerados boas práticas. Foram avaliados portais de 5.567 municípios em todo o Brasil, e pasmem, os municípios do Maranhão, entre eles a cidade de Estreito e São João do Paraíso, na região tocantina, estão entre os município menos transparentes do Brasil, segundo o índice nacional do MPF. (veja gráfico abaixo)

A análise mensura o grau de cumprimento de leis referentes à transparência no Brasil, numa escala que vai de zero a dez e os dois municípios tiveram a nota ZERO na primeira e na segunda avaliação. Segundo o MPF, serão propostas ações civis públicas contra todos os municípios que ainda persistem em não avançar no nível de transparência conforme a Lei regulamenta.






Nenhum comentário:

Postagem em destaque

PF deve apurar transferências de títulos de Índios Guajajara no interior do MA

Os Guajajara são um dos povos indígenas mais numerosos do Brasil. Habitam mais de 10 Terras Indígenas na margem oriental da Amazônia, todas ...