27 junho 2016

Praça da União vai ganhar uma "Academia da Saúde”


A decisão foi tomada depois do prefeito Madeira pessoalmente ter ouvido os moradores das imediações - A praça, uma das mais antigas da cidade, também vai ganhar uma nova iluminação

         A Praça da União vai ganhar nos próximos dias uma Academia de Saúde com toda uma estrutura de equipamentos como as Academias da Beira Rio e contorno da FACIMP, na Avenida Pedro Neiva de Santana. A informação foi prestada pelo prefeito Sebastião Madeira, que esteve pessoalmente no local para ouvir os moradores das adjacências.
            Agradecida, a comunidade liderada pelo comerciante Raimundo Abílio, o Peixe Pôdi, entregou ao prefeito uma abaixo-assinado, como forma de aceitação e agradecimento pela Academia de Saúde, que segundo Raimundo Abílio, em muito vem colaborar com as pessoas que desejam se exercitarem visando uma melhoria de qualidade de vida.
            “O que é bom para nossa comunidade sempre é bem-vindo, até porque a Academia de Saúde, além de proporcionar exercícios físicos para as pessoas, não vai modificar em nada a feição paisagística de nossa praça”, afirmou Raimundo “Peixe Pôdi”, morador há décadas, da Rua Aquiles Lisboa, na confluência com a Rua Tereza Cristina.
            Morador da Rua Tereza Cristina, há 48 anos, quando ainda nem existia a praça, o mestre de obras Manoel Ferreira de Sousa, 63 anos, disse receber com entusiasmo a notícia da construção da Academia da Saúde naquela praça. “Tudo que seja em benefício da nossa comunidade será sempre bem-vindo”, afirmou o mestre de obras.
            O corretor de venda de automóveis, Valter Cesar da Silva Veloso, residente há 10 anos, na Rua Aquiles Lisboa, 84, também em frente à praça, ao ser indagado sobre sua opinião, disse “sou favorável à construção da Academia de Saúde, como também sou favorável a retirada da quadra esportiva de nossa praça”, afirmou, referindo-se a uma quadra esportiva construída em administrações passadas.
            Histórico
            A Praça da União nasceu no campo de futebol da entidade que congregava trabalhadores de todos os matizes, a União Artística, Operária e Agrícola de Imperatriz. A entidade tinha em seu quadro de sócios, em sua maioria, oleiros, pois era grande a movimentação nas olarias, sendo, nas décadas de 60 e 70, o setor que mais empregava trabalhadores.
            A entidade foi fundada em dezembro de 1958, e quando tinha como seu presidente, no final da década de 50 e começo de 60, o mestre de obras Cosme Alves de Sousa, o Mestre Cosme, este doou toda aquela área da atual praça, para a União Artística, Operária e Agrícola de Imperatriz. Mestre Cosme tinha recebido a área das mãos do então prefeito Simplício Moreira, de quem era amigo e correligionário.
            Durante duas décadas (60 e 70) na atual Prada da união funcionou o clube social, que promovia festas todos os finais de semana e carnaval, no período momesco, além de servir de sede do time esportivo que disputava torneios e campeonatos da época. A área era ocupada, ainda, por quiosques, aonde se vendia pinga de todas as espécies, em especial a sertaneja, e funcionava uma barbearia.
            A partir do final da década de 70, com a mudança da sede da entidade para a Rua Simplício Moreira, bairro Bacuri, o prédio foi tombado, assim como os quiosques, para a construção da Praça da União, considerada hoje, um das mais antigas e mais belas praças da cidade de Imperatriz.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

PF deve apurar transferências de títulos de Índios Guajajara no interior do MA

Os Guajajara são um dos povos indígenas mais numerosos do Brasil. Habitam mais de 10 Terras Indígenas na margem oriental da Amazônia, todas ...