20 julho 2016

Uma Imperatriz para os próximos 4 anos...



Após quase 8 anos de governo do atual prefeito Sebastião Madeira (PSDB), o eleitorado imperatrizense terá a sua frente uma das eleições mais disputadas e ainda indefinidas da sua história. Mas a mercê, porém, está saber entre as propostas dos pré-candidatos a prefeito, qual deverá ou deve satisfazer mais a necessidade ou interesse da população, ou  - Qual a Imperatriz que queremos e teremos para os próximos 4 anos.

Em meio a uma grave crise econômica Nacional, a cidade de Imperatriz ainda dispõe de números que favorecem e ainda mantém a economia pujante, apesar de todas as dificuldades.

Imperatriz é uma cidade que possui mãos e pés próprios, noutros tempos era praticamente impossível estabelecer o grau de contribuição do poder publico municipal no crescimento da cidade, o que se via, nesse sentido, era uma euforia natural, um mercado no qual sua posição territorial e o consumo favoreciam e ainda favorecem o empreendedorismo e consumo como berço de distribuição de regional.

A cidade está prestes a mudar os rumos através de quem Imperatriz (essa metrópole regional) possa guiá-la com carinho e responsabilidade. Independente de quem as conduza, algumas prioridades sociais clamam à existência e deve ser estabelecida de forma prioritária afim de alavancar áreas pouco ou nunca exploradas. A cultura, por exemplo. O incentivo a produção artística, o artesanato e principalmente a capacitação profissional para jovens e adultos mais próximos da realidade que assombra boa parte das periferias e bairros mais afastados: a falta de renda familiar ou ausência de capacitação para inserção profissional, em decorrência, principalmente, do abandono escolar prematuro.  A ausência do poder publico nesse ‘nicho’ excluindo ainda é factual e pouco debatido.

No dia a dia em nossa leve experiência administrativa podemos verificar de um lado um mercado ainda ocioso e ausente de profissionais e do outro uma massa de excluídos sem qualquer chance de capacitação que seja adequada e de acordo com a demanda do nosso mercado regional.  É preciso um olhar ambicioso em um projeto de inclusão social e formação profissional que venha atingir todas as faixas etárias.   

Imperatriz vai precisar para os próximos anos de sentimento, de responsabilidade política administrativa e também de olhos e ouvidos para àqueles que mais necessitam das mãos poderosa do Estado.



Nenhum comentário:

Postagem em destaque

PF deve apurar transferências de títulos de Índios Guajajara no interior do MA

Os Guajajara são um dos povos indígenas mais numerosos do Brasil. Habitam mais de 10 Terras Indígenas na margem oriental da Amazônia, todas ...