21 julho 2016

Unidade Móvel de Oncologia atende moradores do bairro Beira-Rio


A exposição excessiva ao sol pode provocar o envelhecimento precoce e o surgimento do câncer de pele neste período de veraneio em Imperatriz. O alerta é do médico oncologista Gumercindo Milhomem, da Unidade Móvel de Oncologia, que está prestando atendimento à comunidade do Bairro Beira-rio.
“Vai começar agora a Praia do Cacau, período de veraneio que as pessoas se expõem mais ao sol, principalmente as crianças, fato que iremos enfatizar mais essa prevenção desse tipo de câncer, sendo o mais comum entre homens e mulheres”, disse ele, ao enumerar que existe uma estimativa para esse ano de mais de 175 mil novos casos de câncer de pele no Brasil.
Ele aconselha que “se a pessoa apresentar lesões ou suspeitas de câncer de pele na fase inicial deve procurar imediatamente atendimento na Unidade Móvel de Oncologia no setor Beira-rio”. “Os procedimentos iniciais são a realização de exames e biopsia para detectar na fase inicial”, frisa.
O médico Gumercindo Milhomem explica que uma das missões da Unidade Móvel de Oncologia é de identificar, ainda na fase inicial, o diagnóstico de câncer no paciente. 
Segundo ele, o município já realizou mais de 400 procedimentos de câncer de pele desde o surgimento do projeto da unidade móvel em 2013. “Desse percentual, 50% dos casos foram resolvidos na própria unidade móvel, sem a necessidade de internação do paciente, com a realização de uma pequena cirurgia com a retida da lesão. E, posteriormente, o tratamento no centro de saúde Três Poderes”, conta.
Documentação – O médico informou ainda que a comunidade do bairro Beira-rio poderão se deslocar até a Unidade Móvel levando um documento de identificação [carteira de identidade ou CNH] e o cartão SUS (Sistema Único de Saúde).
Gil Carvalho [ASCOM]

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

PF deve apurar transferências de títulos de Índios Guajajara no interior do MA

Os Guajajara são um dos povos indígenas mais numerosos do Brasil. Habitam mais de 10 Terras Indígenas na margem oriental da Amazônia, todas ...