01 setembro 2016

Governo ganhará reforço nas ações de prevenção contra o câncer no Maranhão


O Maranhão será contemplado, no mês de setembro, com a carreta itinerante para realização de consultas e exames para detecção do câncer de mama, colo de útero e de boca. A unidade móvel, com capacidade para atender cerca de 500 pessoas por dia e realizar mais de 400 exames, é fruto da parceria entre Governo, Hospital de Câncer de Barretos, Vale e Fundação Pio XII.

A carreta dispõe de mamógrafo, sala para atendimento odontológico, sala de coleta de sangue, ultrassonografia e laboratório químico. Na unidade móvel, profissionais de saúde realizarão triagem para avaliar, entre outros critérios, históricos de câncer na família. As mulheres terão a oportunidade de realizar exames preventivos com laudo assinado por um profissional do Hospital de Barretos, referência no tratamento de câncer no país.

Para desempenhar de forma eficaz as triagens dos atendimentos, 12 profissionais do Maranhão participam de um treinamento em São Paulo, promovido pelo Hospital do Câncer de Barretos, para atuar junto à unidade móvel. A ida da equipe, formada por técnico em radiologia, enfermeiro, técnico de enfermagem, dentista, motorista, auxiliar administrativo e profissional de informática, é uma exigência do Hospital de Barretos para garantir o rastreamento correto de pessoas com suspeitas de câncer.

A secretária adjunta de Assistência à Saúde, Larissa Cavalcanti, avalia a chegada da unidade móvel como uma ampliação do acesso às consultas e exames de forma ágil. “O objetivo da Secretaria de Estado da Saúde é estimular o diagnóstico precoce da doença e sensibilizar as mulheres sobre a importância de realizar os exames de mamografia e Papanicolau que identificam precocemente o câncer. Assim, podemos reduzir os índices da doença e evitar perdas de vida”, afirmou Larissa.

assessoria

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

PF deve apurar transferências de títulos de Índios Guajajara no interior do MA

Os Guajajara são um dos povos indígenas mais numerosos do Brasil. Habitam mais de 10 Terras Indígenas na margem oriental da Amazônia, todas ...