03 outubro 2016

Em coletiva, governador Flávio Dino faz balanço das eleições e destaca parceria com municípios

O governador Flávio Dino concedeu entrevista coletiva à imprensa maranhense na manhã desta segunda-feira (3) para analisar o panorama pós-eleições 2016. Em seu diagnóstico, ele destacou que o Governo do Estado atenderá a todos os prefeitos que desejarem fazer parcerias para o desenvolvimento com justiça social, e informou que um seminário já está marcado para o próximo dia 10 de novembro com os novos eleitos.

De acordo com Flávio Dino, o Governo do Estado vai se relacionar com todos os municípios que desejarem efetivamente fazer parcerias, e ressaltou que não há discriminação com nenhuma cidade. “Nesse período, por exemplo, nós fizemos o programa ‘Mais Asfalto’ em 150 cidades do Maranhão, não obstante tivéssemos apenas 17 prefeitos apoiando nosso Governo”, exemplificou.

Ele destacou que um seminário já está marcado para 10 de novembro, e terá como principal objetivo apresentar os programas de Governo – a exemplo do ‘Escola Digna’, ‘Água Para Todos’, ‘Mais Asfalto’, apoio ao esporte, cultura e turismo – aos novos gestores com o objetivo de construir uma convergência de esforços, ou seja, conjugação de recursos municipais e estaduais para que haja melhores resultados para a população.

“Demos um intervalo para que exatamente os prefeitos e prefeitas recém-eleitos possam formar suas equipes, porque imaginamos que é importante para que haja reuniões setoriais, com os novos secretários de educação, novos secretários de saúde, e, assim, sucessivamente, para que nós possamos avançar naquilo que é de interesse público”, explicou o governador.

Em relação às parcerias com os municípios, Flávio Dino enfatizou que dará prioridade a dois temas para 2017: água e saúde. Para ele, o problema da água é um drama crescente no estado e o Governo proporá parcerias sobre o tema. A respeito da saúde, o governador disse que é impossível prover os serviços para o estado sem que haja uma atuação consorciada. “É importante exatamente que haja a articulação entre Estado e Municípios, uma vez que a saúde no Brasil é municipalizada, ou seja, os recursos estão no município”, pontuou.

O governador também destacou o tema da metropolização da Ilha de São Luís já para o ano de 2017 e adiantou que já iniciou conversas com os prefeitos eleitos de São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa sobre o assunto. “Nós teremos uma articulação muito forte na Ilha e em municípios vizinhos em torno da temática da metropolização”, confirmou.

Crime organizado na cena eleitoral

Durante a entrevista, o governador Flávio Dino observou o crescimento da presença do crime organizado na cena eleitoral brasileira, circunstância que se revelou também no Maranhão. Ele analisou a atuação – na política e contra a política – do crime organizado, das facções criminosas, das organizações criminosas e das milícias. “Isso em termos nacionais está bastante claro. Candidatos patrocinados por organizações criminosas, organizações criminosas financiando campanhas. Organizações criminosas, no caso, por exemplo, de São Luís tentando impedir a eleição, mostrando que há aquilo que já foi diagnosticado anteriormente”, esclareceu.

Segundo Flávio Dino, há uma aglutinação da crise da Segurança Pública no Brasil e isso propicia o surgimento de vários fenômenos como esses. Ele citou confrontos armados em vários estados, morte de candidatos e de coordenadores de campanhas, notadamente no Rio de Janeiro, Goiás e Paraná, e ressaltou que isso também chegou ao Maranhão.

Nesse ponto, o governador sublinhou o trabalho notável feito pelo sistema de Segurança Pública e pelo Sistema Penitenciário do Estado, que em meio a uma grave crise conseguiu garantir a ocorrência das eleições com liberdade para os eleitores e para os candidatos. “Houve de fato essa manifestação desse fenômeno aqui no nosso estado, porém a pronta resposta que o Governo deu, com o auxílio do Governo Federal e da Justiça Eleitoral, garantiu a ocorrência das eleições”, completou Flávio Dino.

Estiveram na coletiva com o governador Flávio Dino os secretários de Estado Marcelo Tavares (Casa Civil), Márcio Jerry (Comunicação e Assuntos Políticos), Antônio Nunes (Governo), Jefferson Portela (Segurança) e Diego Galdino (Cultura e Turismo).

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Prefeitura de Carolina está proibida de usar “pau-de-arara” como transporte escolar

Prefeitura de Carolina está proibida de usar “pau-de-arara” como transporte escolar Após pedido do Ministério Público do Maranhão (MPMA), a...