17 outubro 2016

Imperatriz de direita...

     O PMDB estará de volta ao comando da segunda maior cidade do Estado do Maranhão, Imperatriz, após quase 8 anos de mandato do atual prefeito Sebastião Madeira (PSDB). O Partido do Movimento Democrático Brasileiro será o partido que mais governou, - pós revolução de janeiro de 1995, considerado o 'marco histórico democrático'. O PMDB teve 2 mandatos com o ex-prefeito Ildon Marques e agora mais 1 a partir de janeiro com o prefeito eleito Assis Ramos.

Assis Ramos (a esquerda) ao lado do vice-prefeito Alex Nunes
O retorno do PMDB ao comando da prefeitura de Imperatriz ainda segue sob análise dos especialistas e das bancas que cercam e formam opinião na cidade, entretanto, o cenário de várias eleições na maioria das cidades grandes refletem a mesma tendência de mudança e da escolha do candidato novo, excluindo, porém, a escolha pelo partido A ou B. "O fato político" exerceu, claramente, sua influencia no processo eleitoral, no entanto, é preciso avaliar que qualquer candidato estaria propenso a cooptar o eleitorado que oscilou de um candidato a outro no período da eleição, escolhendo, ao final, o candidato que mais se identificou com o desejo do eleitor.

Em meio há históricos eleitorais, onde o eleitor critico de Imperatriz, visto também como “oposicionista”, concentrou a eleição em um candidato que não possuía, anteriormente, qualquer ligação histórica com a cidade, demonstrando assim, que o eleitor realmente não tomou como base a “tradição política ou ideologia partidária”, deixa claro que o processo eleitoral tem tomado sentidos opostos também em cidades vistas como mais conservadoras. A prova da segunda hipótese, é o fato do partido do prefeito eleito ser o partido da ex-governadora Roseana, do presidente Temer, de Renan, de Eduardo Cunha e do ex-prefeito Ildon Marques. Se avaliado por qualquer especialista, além do fator econômico escasso da eleição do prefeito eleito Assis Ramos, a ligação direta com o PMDB poderia ser visto também como uma eleição pouco provável, entretanto, o que as ligações históricas vem deixando claro é que uma eleição de um partido de esquerda em Imperatriz é pouco provável.

A eleição do PMDB em Imperatriz visto no sentido democrático, onde o desejo da maioria prevalece, não só demonstra que o eleitor tem pouco ou nenhum desejo de eleger um prefeito de esquerda, como ocorreu com Jomar, do PT, mas, principalmente, pode eleger qualquer prefeito, desde que venha de um partido de direita.

Obs: (Veja conceitos de Direita e Esquerda ao final do texto)

Veja a relação de prefeitos eleitos desde 1983, a ultima eleição realizada pelo Regime Militar de 64.

RIBAMAR FIQUENE - 1º de janeiro de 1983 a 31 de janeiro de 1989
DAVI ALVES SILVA - 31 de janeiro de 1989 a 1º de janeiro de 1993
RENATO CORTEZ MOREIRA - 1º de janeiro de 1993 a 06 de outubro de 1993 (Assassinado)
SALVADOR RODRIGUES - 07 de outubro de 1993 a 24 de janeiro de 1995 (Revolução de Janeiro)
ILDON MARQUES - 24 de janeiro de 1995 a 1º de abril de 1996 (Interventor)
DORIAN MENENZES - 1º de abril de 1996 a 1º de janeiro de 1997 (Interventor)
ILDON MARQUES - 1º de janeiro de 1997 a 1º de janeiro de 2001 (Eleito)
JOMAR FERNANDES - 1º de janeiro de 2001 a 1º de janeiro de 2005 (Unico de esquerda eleito em Imperatriz)
ILDON MARQUES - 1º de janeiro de 2005 a 1º de janeiro de 2009
SEBASTIÃO MADEIRA - 1º de janeiro de 2009 a 1º de janeiro de 2013
SEBASTIÃO MADEIRA - 1º de janeiro de 2013 a 1º de janeiro de 2017
REFERÊNCIAS
Eu, Imperatriz. 2. ed. | Edelvira Marques M. Barros. Ética Editora
Breve história de Imperatriz/ Adalberto Franklin — Imperatriz, MA: Ética

Conceito de direita: Direita é uma palavra que pode representar um posicionamento político, partidário e ideológico. De acordo com um conceito primário das Ciências Políticas, a direita é marcada pelo conservadorismo social e do governo, defendendo os direitos individuais e os poderes sociais, colocando valores religiosos e tradicionais como essenciais para a construção de uma sociedade moralmente decente.


Conceito de esquerda: Esquerda é o termo utilizado para denominar um posicionamento político, partidário e ideológico que tem como principal objetivo defender os interesses de grupos sociais, disseminando o igualitarismo e as ideias progressistasAtualmente, os grupos de esquerda são conhecidos por apoiarem sistemas de reformas sociais - como o socialismo -  onde o Estado teria uma influência maior sobre a sociedade. 

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

NOVAS ACUSAÇÕES APARECEM: Elon Musk divulga áudio

  No dia 09 de abril, Elon Musk, em sua primeira publicação do dia sobre o tema, compartilhou o vídeo do perfil  DogeDesigner  que continha ...