09 novembro 2016

Programa da Saúde Municipal de Imperatriz, o “Consultório na Rua” é destaque nacional



Projeto leva atendimento aos moradores de rua em Imperatriz

Possibilitar atendimento a população que se encontra em condições de vulnerabilidade social e com os vínculos familiares interrompidos ou fragilizados. Esse é o objetivo do programa “Consultório na Rua”, implantado há cerca de cinco anos pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus). 

Em Imperatriz, o exitoso projeto tem sido referência para outras regiões do país, inclusive sendo destaque no programa televisivo “Canal Saúde na Estrada”, criado e gerido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro. O canal está disponível na multiprogramação da TV Brasil e em rede aberta no Sistema Brasileiro de TV Digital. 

Os moradores de ruas recebem atendimento clínico prestado por meio de um consultório ambulante (van) que circula em diversos pontos da cidade, principalmente em praças, postos de combustíveis e viadutos levando atendimento em saúde, oferecendo uma nova realidade aos moradores em situação de risco social. 

A coordenadora do programa Claudilene Fortaleza, explicou à reportagem que os locais (praças, prédios e postos de combustíveis) foram previamente mapeados pelos profissionais que prestam atendimentos aos moradores de ruas realizando abordagens e oferecendo atendimento em saúde. 
Ela diz que a “estratégia da abordagem” é inspirada na organização não governamental francesa “Médicos do Mundo”, que atendem moradores de ruas e prostitutas em clínica montada em um ônibus. 

“Em Imperatriz, o programa tem dado certo e melhorou a qualidade de vida das pessoas atendidas, cujo objetivo é levar cuidados e orientações aos pacientes atendidos onde quer que eles estejam”, assinalou. 

A secretária de Saúde, Conceição Madeira, ressalta que o “Consultório na Rua” realiza não somente consultas, mas entrega medicamentos, distribui kits com preservativos, realiza curativos em pessoas com cortes ou feridas. 
Canal Saúde – Em post na rede social, Maurício Maia, do “Canal Saúde na Estrada”, enfatizou “o belo trabalho realizado pela equipe do ‘Consultório na Rua’ em Imperatriz, no Maranhão”. 

“Essa equipe presta atendimento multiprofissional às pessoas que vivem em situação de rua. O trabalho dá super certo e a relação é de total confiança”, disse ele, que parabenizou todos os profissionais envolvidos no projeto implantado pela Secretaria Municipal de Saúde.

Gil Carvalho/Maria Almeida

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Prefeitura de Carolina está proibida de usar “pau-de-arara” como transporte escolar

Prefeitura de Carolina está proibida de usar “pau-de-arara” como transporte escolar Após pedido do Ministério Público do Maranhão (MPMA), a...