01 janeiro 2017

Vereadora mais votada será empossada prefeita de Dom Pedro


Com a eleição do prefeito eleito ajuizada no TSE, após anulação dos votos, a presidente da câmara assume a prefeitura até a decisão da justiça. 

A vereadora mais votada, será a segunda mulher a dirigir a Prefeitura Municipal de Dom Pedro.

Com sua eleição para a presidência da Câmara Municipal praticamente garantida, a vereadora Rosângela Nogueira da Silva, ou simplesmente Rosa Nogueira, do PSDC, será empossada prefeita de Dom Pedro.

 Rosângela Nogueira será empossada neste domingo (01), e será a segunda mulher na história da cidade a assumir a prefeitura.

Rosa é casada com o vereador e ex-presidente da Câmara Farys Miguel. Farys mantém uma forte liderança política no município, e de acordo com informações, já conquistou os votos necessários que garantem a vitória da esposa para a presidência da casa em eleição que será realizada logo após a posse dos eleitos neste domingo às 09h da manhã no prédio da Câmara Municipal.

Eleita presidenta da Câmara, Rosa Nogueira é quem vai assumir interinamente a prefeitura de Dom Pedro até que o imbróglio eleitoral envolvendo os candidatos Hernando Macedo (PC do B) e Alexandre Costa (PSC) se resolva no TSE.

Entenda o caso

Alexandre Carvalho Costa concorreu à prefeitura contra Hernando Macedo com a candidatura indeferida em primeira instância. Hernando obteve 6.026 votos e Alexandre 7.997, estes, nulos pela justiça eleitoral e continuam até hoje sob judice no TSE.

Se o TSE validar os votos dados a Alexandre ele será declarado eleito prefeito. Se forem anulados, haverá eleição suplementar. Como a decisão ainda não saiu e não há data para o julgamento, a legislação eleitoral manda que seja empossado o presidente da Câmara até que se tenha uma decisão final.

Pelo menos é o que diz a Resolução nº 23.456/2015, que dispõe “sobre os atos preparatórios para as eleições de 2016”. Segundo o inciso I do artigo 171 desse dispositivo, “caberá ao presidente do Poder Legislativo assumir e exercer o cargo até que sobrevenha decisão favorável no processo de registro”.

É nesse caso aí acima que entra a vereadora Rosa Nogueira. Se for eleita presidenta da Câmara, consequentemente será empossada prefeita de Dom Pedro interinamente até a realização de uma nova eleição. É o que está na lei.

Com informações de Adonias Soares/Dom Pedro e edições do autor do blog

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

PF deve apurar transferências de títulos de Índios Guajajara no interior do MA

Os Guajajara são um dos povos indígenas mais numerosos do Brasil. Habitam mais de 10 Terras Indígenas na margem oriental da Amazônia, todas ...