25 abril 2017

De forma inédita, Governo promove desenvolvimento de projetos de extensão no Ensino Médio


Com o objetivo de estimular jovens estudantes das instituições de ensino médio e técnico do Maranhão a se envolver no processo de melhorias dos índices socioeconômicos do estado, atuando nos municípios do Programa Mais IDH, o Governo do Estado, lançou o edital ‘Juventude com Ciência’, que financiará, de forma inédita, projetos de caráter extensionistas para estudantes e professores do Ensino Médio e Técnico. 

O edital é uma ação conjunta das secretarias de Estado da Juventude (Seejuv), Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) e tem o objetivo de contribuir para a formação de estudantes vinculados às instituições da rede pública, por meio da mobilidade para o desenvolvimento de projetos de caráter extensionista que contribuam para a melhoria dos indicadores sociais do Maranhão. As inscrições das propostas de projetos podem ser feitas até o dia 15 de maio através do site www.fapema.br/patronage. 

Para a secretária da Juventude, Tatiana Pereira, a ação mostra o compromisso do Governo Flávio Dino com a pauta da juventude, estando esta presente em todos os setores da gestão, possibilitando o avanço em várias políticas, principalmente em relação à pesquisa, a ciência e a educação. Ainda segundo a secretária, a iniciativa inédita estimula que estudantes do Ensino Médio e Técnico do Maranhão possam realizar atividades de extensão, contribuindo para que o ambiente escolar seja cada vez mais um berço de produção de conhecimentos que gere cidadania e transforme vidas. “Por meio das ações que estes jovens desenvolverão nos municípios de baixo IDH do Maranhão, eles romperão os muros da escola para compartilhar conhecimentos e dividir ideias, sendo protagonistas e corresponsáveis das transformações que ocorrem em todo o nosso estado”, destacou. 

O secretário da Ciência, Tecnologia e Inovação, Jhonatan Almada, destacou que editais como o ‘Juventude com Ciência’ marca uma fase da Fapema que é vinculada à agenda de transformações sociais lideradas pelo governador Flávio Dino, tendo como eixos centrais a ciência, tecnologia e inovação. “A Secti é a grande coordenadora do Sistema Estadual de Ciência e Tecnologia e estimula ações intersetoriais conjugadas entre órgãos, instituições, secretarias municipais, prefeituras que possam fortalecer e levar a ciência, tecnologia e inovação para que todas as instâncias e esferas sociais que o governo do Maranhão possa intervir”, destacou Jhonatan Almada. 

Ciência em prol do social 

O diretor-presidente da fundação, Alex Oliveira, reforça que objetivo do edital é promover o pertencimento social dos estudantes da rede estadual de ensino. “O Juventude com Ciência vai fazer com que os nossos alunos compreendam a realidade e as adversidades vividas pelos nossos irmãos maranhenses que vivem nessas localidades, e assim possam levar serviços e ações políticas e educacionais, possibilitando melhorias no atendimento e a ação das academias e das escolas nesses municípios. Com esse objetivo pretendemos atuar no campo da saúde, da educação e da geração de emprego e renda”, frisou Alex Oliveira. 

Por meio do edital ‘Juventude com Ciência’ serão criadas caravanas para levar estudantes do Ensino Médio para estágios de imersão nos municípios onde ocorre o programa Mais IDH do Governo do Estado. Cada projeto aprovado receberá o financiamento de até 4 mil e 200 reais. 

Além disso, serão concedidas bolsas - auxílio de 120 reais para cada estudante e de 400 reais para cada professor, durante a execução do projeto. De acordo com o cronograma do edital, prazo de submissão das propostas de projetos no site da Fapema segue até o dia 15 de maio. Já a divulgação dos resultados ocorrerá no dia 3 de julho e a entrega da documentação impressa, será feita 10 dias após a divulgação dos resultados.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

PF deve apurar transferências de títulos de Índios Guajajara no interior do MA

Os Guajajara são um dos povos indígenas mais numerosos do Brasil. Habitam mais de 10 Terras Indígenas na margem oriental da Amazônia, todas ...