18 abril 2017

João Lisboa recebe ações da 'Caravana Governo de Todos' na sexta-feira (21)

Atendimentos em saúde pertinho de casa e acessível a milhares de pessoas nos municípios maranhenses, com as ações do programa ‘Caravana Governo de Todos’. A iniciativa do Governo do Estado, coordenada pela Secretaria de Comunicação e Articulação Política (Secap), foi intensificada para alcançar mais regiões em todo o Estado. Serviços de cidadania com emissão de documentos, assistência social, atividades culturais, esportivas e de lazer às comunidades estão no cronograma. Ainda na ocasião, representantes do Governo apresentam políticas públicas e discutem ações em rodas de conversas com as comunidades. A caravana será realizada na sexta-feira, 21, em cinco cidades.

As comunidades de João Lisboa, São João dos Patos, Açailândia, Carolina e Santa Luzia serão as incluídas nas atividades de sexta-feira, que alcançarão milhares de pessoas. Entre os serviços mais procurados estão os atendimentos de saúde. As equipes de médicos, enfermeiros e auxiliares da Secretaria de Estado de Saúde (SES) realizam exames, consultas, testes rápidos e atendem na prevenção e combate a doenças diversas como hepatites, febre amarela, hanseníase, hipertensão, diabetes, AIDS/HIV e outras. A caravana oferece, ainda, aferição de pressão e glicemia, avaliação, orientação nutricional, ações odontológicas, de nutrição e vacinação.

O secretário Clayton Noleto representa o Governo nas ações da caravana, no município de João Lisboa. Para o gestor, o oferecimento de serviços essenciais às comunidades valoriza ainda mais a proposta da iniciativa. “É uma marca do governador Flávio Dino trabalhar para todos os maranhenses e levar as políticas públicas a todas as regiões do Estado. Em ações desta natureza temos a oportunidade de conversar com as comunidades e promover a assistência social oferecendo um grande número de serviços”, enfatizou Noleto.

A população vai poder usufruir de serviços de cidadania nas ações do Procon, que atuará com a unidade móvel e os serviços Viva. Na lista de ações está emissão de documentos pessoais como RG, inscrição e consulta ao CPF, emissão de certidão de antecedentes criminais. Ainda, serviços do Balcão do Cidadão com emissão de boletim de ocorrência, consultas (NIT, PIS/Pasep, Bolsa Família), inscrições em concursos e outros serviços online. Orientação ao consumidor e fornecedor, que poderão formalizar denúncias e reclamações, também somam no trabalho do Procon durante a caravana.

A caravana contempla famílias de produtores rurais nas ações da Secretaria de Agricultura e Pecuária (Sagrima), que poderão ter acesso a pré-cadastramento em programas de Governo para o setor, como o ‘Mais Sementes’; solicitar a Declaração de Conformidade da Atividade Agrossilvipastoril (DCAA), documento que isenta do licenciamento as pequenas propriedades; entre outros. “É importante que, além de promover a política pública, a gestão ouça a voz do cidadão e a caravana permite essa integração. Para aqueles que utilizam os serviços e ainda têm a oportunidade de conversar com a gestão, a caravana é, sem dúvidas, uma iniciativa de êxito”, destacou o secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema), Marcelo Coelho.

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes) coordena um ciclo de atividades no evento, que inclui orientação e avaliação nutricional e informações sobre projetos de renda e cidadania às famílias beneficiárias do Bolsa Família e Bolsa Escola Estadual. Ações voltadas à juventude da região serão disponibilizadas a partir do cronograma da Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude (Seejuv).

Roda de debates sobre as Escutas Territoriais onde são esclarecidos temas referentes ao ‘Orçamento Participativo’; um ciclo de atividades e serviços destinados ao público feminino; ações de saneamento básico; atividades esportivas e educativas também são contempladas na ‘Caravana Governo de Todos’.

Secap/São luis

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Prefeitura de Carolina está proibida de usar “pau-de-arara” como transporte escolar

Prefeitura de Carolina está proibida de usar “pau-de-arara” como transporte escolar Após pedido do Ministério Público do Maranhão (MPMA), a...