29 maio 2017

Fake News: Rede social, fábrica de noticias, fakes e economia burra...

Os maiores encalços dos prefeitos não estão na administração em sí, mas na forma em que é passado para a sociedade a condução do processo de administrar uma cidade com o advento das redes sociais. Onde todo mundo opina, cria informações fakes e a destruição da imagem nos dias de hoje é inevitável. Apesar de alguns políticos ainda se desfazerem dessa grande massa virtual, já existem estragos, movimentos e ações coordenadas dentro dela. 

O que se observa nos erros mais comuns ainda é o pouco traquejo entre a Lei da informação e a facilidade de acesso, ao mesmo tempo em que a população questiona as execuções dos gestores. Por exemplo: A Lei da transparência diz que as ações do executivo, como gastos, licitações e todo e qualquer processo, deve seguir a lei e o principio da transparência no sistema público, o problema é que as informações coletadas nos portais muitas vezes chegam distorcidas, ou da forma que o emissor quer passar, principalmente quando as ações do executivo mexem diretamente na vida social da população ou envolvem um montante maior de recursos. Mas o executivo percebe que deve corrigir as informações que chegam distorcidas na maioria das vezes, mas falham quando não divulgam de forma ampla e maciça a informação.

A economia em em algumas autarquias, como na comunicação, é o maior problema dos administradores. Todos os setores ampliam e renovam o método de se comunicar com a sociedade e evitar constrangimentos ou desgastes, tornando esse tipo de atividade cada vez mais profissional e necessário, no entanto, a maioria prefere apagar o fogo depois de iniciado. Para especialistas, é a famosa "economia burra", não investir em comunicação.

Mas, em parte, os principais problemas de comunicação (informação) ocorre por culpa da própria gestão. A assessoria de comunicação é a ultima a saber das decisões polêmicas, no qual deveriam ter aplicado a "vacina". Mas qual a medida a ser tomada? Ação = Reação. A medida deve ser reunir os mais experientes dentro da comunicação e debater os métodos para serem utilizados e a nota a ser divulgada para a sociedade, e principalmente, ter calma.

A fake news estar pronta para divulgar o próximo "tema fake".

Por Holden Arruda

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