08 maio 2017

Secretaria de Agricultura reativa Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar

Dablhitt Novais (a esquerda) e o Secretário Nacional da Pesca, Dayvson Franklin (a direita)
A Secretaria de Agricultura do Município de Imperatriz voltou a fazer parte do (PAA) Programa de Aquisição de Alimentos, financiado através do Ministério da Agricultura que estava desativado desde 2015.

O convênio foi restabelecido após audiência realizada na ultima quinta-feira (5) entre o coordenador do Programa em Imperatriz, Dablhitt Novais, representando o prefeito Assis Ramos e o Secretário de Agricultura, Paulo Marcelo, junto a Coordenadora Nacional do PAA,  Sra. Mariângela Davis, ligada ao  Ministério da Agricultura. Dablhitt Novais explica que foi protocolado os documentos exigidos pelo Ministério que tornam a cidade de Imperatriz apta a reativar o programa para compra da produção de pequenos agricultores, fortalecendo toda a produtividade da Agricultura Familiar.

Ainda representando o governo Municipal, o Coordenador do PAA, Dablhitt Novais, cumpriu agenda no Ministério da Agricultura, com o Secretário Nacional da Pesca Sr. Dayvson Franklin de Sousa, para tratar a respeito do ultimo repasse do Ministério para conclusão do Mercado do Peixe. Segundo o secretário, será realizado um levantamentos nos dados do convenio para que seja repassado à prefeitura a diferença de recursos para viabilizar a conclusão da obra e a inauguração do Mercado.

O Programa de Aquisição de Alimentos – 

PAA possui duas finalidades básicas: promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar. 

Para o alcance desses dois objetivos, o Programa compra alimentos produzidos pela agricultura familiar, com dispensa de licitação, e os destina às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional e àquelas atendidas pela rede socioassistencial e pelos equipamentos públicos de alimentação e nutrição. O PAA também contribui para a constituição de estoques públicos de alimentos produzidos por agricultores familiares e para a formação de estoques pelas organizações da agricultura familiar. Além disso, o Programa promove o abastecimento alimentar por meio de compras governamentais de alimentos; fortalece circuitos locais e regionais e também redes de comercialização; valoriza a biodiversidade e a produção orgânica e agroecológica de alimentos; incentiva hábitos alimentares saudáveis e estimula o associativismo. 

Para o alcance de todos os objetivos a que se propõe, o PAA é desenvolvido em cinco modalidades diferentes: Doação Simultânea, Compra Direta, Formação de Estoques, PAA Leite e Compra Institucional. O orçamento do PAA é composto por recursos do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).  (Fonte: Ministério da Agricultura)

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

PF deve apurar transferências de títulos de Índios Guajajara no interior do MA

Os Guajajara são um dos povos indígenas mais numerosos do Brasil. Habitam mais de 10 Terras Indígenas na margem oriental da Amazônia, todas ...