28 maio 2017

Valéria Macedo entrega ambulância para o município de Lajeado Novo


A deputada estadual Valéria Macedo (PDT) juntamente com o Governador Flávio Dino entregou na última sexta-feira (26/05) uma ambulância para o município de Lajeado Novo. O benefício em prol da saúde dos lajeandeses é fruto de uma emenda parlamentar da deputada, visando o fortalecimento da rede de saúde integrada.

O evento ocorreu no Palácio dos Leões, com a presença do governador, Flávio Dino, do Secretário de Estado da Saúde Carlos Lula, secretários, deputados e prefeitos.

Trata-se de emenda parlamentar do exercício financeiro de 2015, evento inscrição n.º 541812 4201612, natureza 0121000000, destinada para compra da ambulância, Decreto n.º 32.501 de 19/12/2016, empenho PI 16VM234/138, ofício 48/2016. 

A Deputada Valéria Macedo disse que: “Destinei a referida emenda em 2015, sendo que a mesma foi liberada em 2016 e hoje (26/05) estamos entregando-a ao Município de Lajeado Novo para o Prefeito Raimundinho Barros juntamente com o Governador Flávio Dino, com a participação efetiva do vereador Adailton Santos (PDT) e da liderança Ana Léa (PDT), que foi candidata a prefeita nas eleições passadas e perdeu as eleições para o atual prefeito por 88 votos”. 

O secretário, Carlos Lula ressaltou o trabalho da deputada Valéria Macedo com a destinação da ambulância para Lajeado Novo e sua luta em favor da saúde no estado. “Mais uma emenda da deputada Valéria e mais uma ambulância que entregamos e nós apoiamos a deputada que luta junto conosco para ajudar os municípios no transporte sanitário com mais segurança e qualidade, porque estamos transportando vidas”. 

O vereador Adailton Santos (PDT) de Lajeado Novo agradeceu a deputada pela ambulância: “Obrigado Deputada Valéria pela a ambulância que Vossa Excelência está entregando nesta dia histórico para o nosso município de Lajeado Novo. Sabemos do seu compromisso com nosso município e com o nosso Povo, pois a senhora tem raízes neste município e tem ao longo da sua vida pública, quer seja como secretária do Pólo de Saúde de Porto Franco, quer seja como deputada estadual nos ajudado sem medir esforços”, disse. 

A líder política de Lajeado Novo, Ana Léa participou efetivamente da entrega em São Luís e destacou: “Eu me sinto muito feliz e realizada, pois todos sabem que trabalho em várias áreas, mas principalmente na saúde e, por isso, sei o quanto precisávamos dessa ambulância que ora é entregue pela nossa deputada e amiga Valéria Macedo, visto que o município tem uma em péssimo estado de conservação”.

Além de Lajeado Novo outros municípios foram contemplados com as ambulâncias. Nesta etapa foram Nova Iorque, Pedro do Rosário, Boa Vista do Gurupi, Feira Nova do Maranhão, Grajaú e o Hospital do Câncer. O objetivo é ajudar a recompor o sistema de saúde pública em todas as cidades do estado. Com a entrega de hoje, já são 77 veículos entregues aos municípios desde o início do ano.

É uma ambulância entregue a cada dois dias. A meta é chegar a 200 veículos até o fim deste ano. E a todas as 217 cidades até 2018.

Estrutura das Ambulâncias 

As ambulâncias, adquiridas por meio de emenda parlamentar dos deputados estaduais, têm capacidade para socorro no atendimento como Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e semi UTI, podendo se transformar em Unidade de Suporte Avançado (USA). São equipadas com duas macas, duas pranchas, um umidificador, cadeira de rodas, cilindro e bala de transporte para oxigênio – em caso de atendimento fora do veículo, respirador, monitor cardíaco, desfibrilador e medicamentos. Possuem, ainda, sistema de monitoramento contínuo, para prestar socorro a pacientes potencialmente graves ou com descompensação no sistema orgânico. O Governo do Estado investiu R$ 160 mil por ambulância.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

No Maranhão, quase metade dos lares recebe Bolsa Família, diz o IBGE

  Em 2023, 40% dos domicílios maranhenses recebiam o Bolsa Família, o que corresponde a mais de 1 milhão de domicílios. Os dados da Pesquisa...