15 junho 2017

Audiência discutirá bonificação nas provas do Enem para UFMA


Na tarde desta quarta-feira (14),o deputado estadual Professor Marco Aurélio (PCdoB), acompanhado da Gestora da Unidade Regional de Educação (URE), Orleane Santana, se reuniu com representantes dos grêmios estudantis de escolas da rede estadual de Imperatriz, para discutir a mobilização dos estudantes para participarem da Audiência Pública que abordará a Bonificação nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), de estudantes oriundos das escolas maranhenses, para o ingresso nos cursos da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

A audiência pública, solicitada pelo deputado Marco Aurélio, pela Frente Parlamentar em Defesa da Bonificação no Enem, será realizada na próxima terça-feira (20), na Câmara Municipal de Imperatriz, a partir das 9h, e contará com a presença de representantes da Reitoria, do Conselho Universitário da UFMA, deputados, vereadores, juristas, professores, estudantes e comunidade em geral. A proposta é debater a garantia de uma Bonificação de 20% do total da nota alcançada no Exame, aos estudantes oriundos de escolas de todo o estado.

Durante o encontro com os estudantes, o parlamentar explicou que desde o início de seu mandato vem pautando junto à UFMA, a Bonificação nas notas do Enem de estudantes maranhenses, que queiram ingressar nos cursos da instituição. Ele destacou que várias universidades do país já adotaram essa política afirmativa, que visa garantir que a maioria das vagas dos cursos sejam ocupadas por estudantes do próprio estado.

Marco Aurélio apresentou como exemplo, os dados do curso de Medicina da UFMA de Imperatriz, em que, dos 249 matriculados, apenas 42 são da Região Tocantina. Esse fato acarreta uma série de problemas conforme evidencia o deputado. “Quando esses estudantes se formarem, eles vão embora para os seus estados de origem. E ainda, no decorrer do curso, na primeira oportunidade que tiverem, eles fazem transferência, deixando as vagas ociosas”, disse.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Prefeitura de Carolina está proibida de usar “pau-de-arara” como transporte escolar

Prefeitura de Carolina está proibida de usar “pau-de-arara” como transporte escolar Após pedido do Ministério Público do Maranhão (MPMA), a...