16 agosto 2017

Equipamentos para recuperaçao de Rios ja estão na CODEVASF, informa Senador


No galpão da Codevasf, em São Luís, encontram-se dragas, escavadeiras hidráulicas, equipamentos e insumos para piscicultura, lanchas equipadas com motor e outras máquinas- leves e pesadas - que farão todo o processo de desassoreamento dos rios.


As máquinas e equipamentos que irão fazer os serviços de revitalização dos rios maranhenses já estão em São Luís. A boa notícia foi dada por meio de um vídeo gravado pelo senador Roberto Rocha (PSB), que foi pessoalmente ao galpão da 8ª Superintendência da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), em São Luís, para apresentar os diversos maquinários, entre dragas, escavadeiras hidráulicas, equipamentos e insumos para piscicultura, lanchas equipadas com motor e outras máquinas- leves e pesadas - que farão todo o processo de desassoreamento  e recuperação dos rios.

Segundo dados da Codevasf, para a aquisição dos equipamentos foram investidos quase R$ 20,7 milhões de reais. Os recursos foram adquiridos por meio de emendas individuais e de bancada, viabilizadas pelo mandato do senador Roberto Rocha e outros parlamentares.
“O Maranhão possui 12 bacias hidrográficas e milhares de quilômetros de rios perenes que estão agonizando, pedindo ajuda, pedindo socorro. E a Codevasf, nós, o nosso mandato, junto com inúmeros outros companheiros deputados, prefeitos, políticos de boa vontade do estado, estamos empenhados em salvar os nossos rios”, disse Roberto Rocha.
De acordo com o senador, os equipamentos irão atender vários municípios do Maranhão, e serão doados para comunidades, colônias de pescadores, sindicatos dos trabalhadores rurais, entre outros, para que possa ser feita a limpeza dos rios, afluentes e canais que cortam muitas cidades. 

“Estamos juntos com a Codevasf, elaborando o projeto para que seja feito todo o esgotamento sanitário desses rios que são cortados por cidades maranhenses. E o rio Itapecuru, que abastece a capital do Maranhão, será o primeiro a ser beneficiado”, afirmou.
A compra desses equipamentos integra o esforço de Roberto Rocha junto ao governo federal, bem como as ações que ele está propiciando, por meio do seminário Revitalização dos Rios Maranhenses e Suas nascentes, cujo objetivo é percorrer vários municípios do Maranhão para ouvir a sociedade civil e organizada, além de toda a classe política, e traçar estratégias para a recuperação dos rios. O seminário já ocorreu em três cidades e tem o próximo agendado para o dia 25 deste mês, no município de Grajaú.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Prefeitura de Carolina está proibida de usar “pau-de-arara” como transporte escolar

Prefeitura de Carolina está proibida de usar “pau-de-arara” como transporte escolar Após pedido do Ministério Público do Maranhão (MPMA), a...