19 setembro 2017

Governo inaugura Centro Tático Aéreo e CIOPS em Imperatriz


A Região Tocantina ganha, a partir desta terça-feira (19), um importante reforço na segurança. O município de Imperatriz foi escolhido para sediar a mais nova base do Centro Tático Aéreo (CTA), estrutura da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA) para utilização de aeronaves em operações policiais e de prestação médica.

O CTA consiste em um grupamento de elite do Maranhão que visa combater crimes de alta periculosidades em diversas missões em todo o estado, dando suporte aos sistemas de segurança. Já são mais de 20.000 horas de voo sem registro de acidente.

De acordo com o diretor do CTA, coronel Ismael Fonseca, a base será instalada no quartel do 3º Batalhão da Policia Militar de Imperatriz e deve contar com uma aeronave, um piloto e uma equipe de operadores que já estão passando por um processo de requalificação. 

O poder de abrangência da base será de 100 milhas náuticas, o que corresponde ao atendimento de 29 municípios e cerca de 1 milhão de habitantes, em até uma hora, a partir da base.

As instalações ainda contam com um amplo hangar que terá acomodação para aeronave, reserva de armamentos, departamento administrativo e alojamentos. Com a nova estrutura, o Maranhão já conta com duas bases fixas do CTA, sendo a central localizada em São Luís. 

Por meio da SSP, o Governo deve implantar, nos próximos meses, outro ponto descentralizado, no interior do estado, dessa vez no município de Presidente Dutra.

Segundo o titular da SSP, Jefferson Portela, as duas cidades serão as primeiras a ganhar os centros aéreos por estarem em pontos estratégicos para o desenvolvimento das operações do CTA.

Ciops
Será inaugurado, ainda, o Centro Integrado de Operações de Segurança (CIOPS) de Imperatriz, que funciona há aproximadamente 25 dias nas dependências do 3ª Batalhão de Polícia Militar do município.

No Batalhão, as equipes da Polícia Militar, Civil e do Corpo de Bombeiros trabalham em um sistema integrado que abrange cerca de 30 municípios da Região Tocantina, um trabalho conjunto que possibilita rapidez na tomada de decisões.

O CIOPS de Imperatriz atende o público pelos telefones 190 e 193, e concentra ainda registros de ocorrências do Sistema Nacional de Informação de Segurança Pública (SINESP), por meio de parceria da SSP com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP).

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Prefeito Léo Cunha entrega mais de 500 títulos definitivos para a população de Estreito

Léo Cunha entregou mais de 500 títulos definitivos para a população de Estreito. ESTREITO - Na manhã desta sexta-feira, 15, foi realizada e...