26 outubro 2017

Aplicativo do Disque Denúncia já registrou 7.678 casos em 2017

Desenvolvido pela Secretaria de Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA), o Disque Denúncia é um aplicativo auxiliar para o combate aos crimes em todas as esferas sociais. Mediante as denúncias, as ocorrências podem ser analisadas e encaminhadas para investigação com celeridade. Elas chegam até o Sistema por meio do Call Center, E-mail, WhatsApp e Web, e já são 7.678 casos registrados neste ano.

O aplicativo, que foi desenvolvido com interface de fácil manuseio, visando rapidez e agilidade no combate à criminalidade em todo o estado, funciona 24h por dia. Com a ajuda da população, através do aplicativo, cerca de 3.130 denúncias foram registradas contra o tráfico de entorpecentes, seguido dos crimes de maus tratos, barulho, roubo/furto a transeuntes e ainda a localização de foragidos da Justiça. 

O Disque Denúncia, ao receber a informação do solicitante, repassa para os parceiros de trabalho, obtendo a resposta em tempo hábil; com total segurança para quem formalizou a denúncia. O Disque Denúncia conta com a parceria de inúmeros órgãos que operacionalizam as denúncias de acordo com a competência e a circunscrição dela. 

Nos dez primeiros meses de 2017, os órgãos que mais encaminharam resultados em respostas das denúncias foram a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), Ouvidoria do Ministério Público; 2ª Seção do EMG da Polícia Militar do Maranhão (PM-2); º Batalhão da Polícia Militar; Superintendência de Repressão ao Narcotráfico (Senarc); 9º Batalhão da Polícia Militar; Ronda Ostensiva Tática Metropol (Rotam); Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic) entre outros parceiros que também atuam na resolução de demandas envolvendo ações criminosas. 

Segundo o coordenador do Disque Denúncia, Augusto Mendes: “A população tem apoiado nosso trabalho com o uso do aplicativo, e isso tem auxiliado na melhoria e rapidez na hora do atendimento. O cidadão, ao enviar uma denúncia por meio do aplicativo, se alia às forças de segurança ajudando no combate à criminalidade em nossas cidades, tornando-as mais seguras”.

O aplicativo funciona em dispositivos que possuem o sistema operacional Android, Android Tv, Android auto e relógio de pulso Android wear. Além de outras plataformas como WhatsApp do Disque Denúncia (99224 8660) e o telefone (098) 32235800 na capital e, nos municípios, pelo número (099) 0300-3135 800.

Sigilo absoluto para o denunciante

No caso de envio de uma mensagem ao aplicativo, existe todo o resguardo da fonte, ou seja, o anonimato do denunciante estará garantido. “O denunciante pode confiar na plataforma do aplicativo, pois o Disque Denúncia garante o seu anonimato. Não há possibilidade de rastreio de ligações, não existe, portanto, a possibilidade de o denunciante ser identificado. Qualquer pessoa pode denunciar e contribuir para que as ações criminosas possam ser combatidas de forma rápida e eficaz”, afirmou Augusto Mendes

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Prefeitura de Carolina está proibida de usar “pau-de-arara” como transporte escolar

Prefeitura de Carolina está proibida de usar “pau-de-arara” como transporte escolar Após pedido do Ministério Público do Maranhão (MPMA), a...