24 outubro 2017

Prefeitura de Estreito promove curso técnico para produção de derivados do leite


A Prefeitura de Estreito, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária, realizou Curso de Derivados do Leite, por meio do Programa Mais Produção do Governo do Estado, em parceria com SENAR, SAGRIMA e AGERP. 

O objetivo do curso foi estimular os produtores de leite do Município a obter novas oportunidades de renda. O treinamento prepara os alunos para confecção de derivados do leite de acordo com as normas técnicas, de segurança, higiene e saúde. As aulas tiveram duração de 40 horas, onde os participantes receberam noções teóricas e treinamento prático de produção de queijos, minas frescal natural e temperado; doces de leite, pastoso e em barras; requeijão cremoso; iogurtes; bebidas lácteas, ricota, leite condensado, catupiry, queijo prato e cheddar. 

No curso, os alunos aprendem a pasteurizar o leite a fim de diminuir os elementos nocivos para a saúde e aumenta a longevidade dos produtos. O Prefeito Cicero falou da satisfação em receber esse curso e agradeceu a pareceria do SENAR já que com o curso os produtores de leite podem agregar mais valor à matéria prima e aumentar a renda familiar. Segundo a instrutora do SENAR/MA, Ana Joaquina, o objetivo do curso é produzir derivados do leite com qualidade nutricional. “O aproveitamento do soro é uma surpresa para muitos produtores. Em muitas propriedades rurais, ele é alimento do suíno ou acaba sendo descartado. Entretanto no curso, nós mostramos que o soro pode ser utilizado de forma saborosa e nutritiva”. 

SECOM- 
Secretaria de Comunicação e Eventos
Postar um comentário