24 outubro 2017

Prefeitura de Estreito promove curso técnico para produção de derivados do leite


A Prefeitura de Estreito, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária, realizou Curso de Derivados do Leite, por meio do Programa Mais Produção do Governo do Estado, em parceria com SENAR, SAGRIMA e AGERP. 

O objetivo do curso foi estimular os produtores de leite do Município a obter novas oportunidades de renda. O treinamento prepara os alunos para confecção de derivados do leite de acordo com as normas técnicas, de segurança, higiene e saúde. As aulas tiveram duração de 40 horas, onde os participantes receberam noções teóricas e treinamento prático de produção de queijos, minas frescal natural e temperado; doces de leite, pastoso e em barras; requeijão cremoso; iogurtes; bebidas lácteas, ricota, leite condensado, catupiry, queijo prato e cheddar. 

No curso, os alunos aprendem a pasteurizar o leite a fim de diminuir os elementos nocivos para a saúde e aumenta a longevidade dos produtos. O Prefeito Cicero falou da satisfação em receber esse curso e agradeceu a pareceria do SENAR já que com o curso os produtores de leite podem agregar mais valor à matéria prima e aumentar a renda familiar. Segundo a instrutora do SENAR/MA, Ana Joaquina, o objetivo do curso é produzir derivados do leite com qualidade nutricional. “O aproveitamento do soro é uma surpresa para muitos produtores. Em muitas propriedades rurais, ele é alimento do suíno ou acaba sendo descartado. Entretanto no curso, nós mostramos que o soro pode ser utilizado de forma saborosa e nutritiva”. 

SECOM- 
Secretaria de Comunicação e Eventos

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

PF deve apurar transferências de títulos de Índios Guajajara no interior do MA

Os Guajajara são um dos povos indígenas mais numerosos do Brasil. Habitam mais de 10 Terras Indígenas na margem oriental da Amazônia, todas ...