27 novembro 2017

IMPERATRIZ RECEBEU ÚLTIMO SEMINÁRIO REVITALIZAÇÃO DOS RIOS MARANHENSES E SUAS NASCENTES, DE 2017

Última edição de 2017 do seminário Revitalização dos Rios Maranhenses e Suas Nascentes aconteceu ontem, em Imperatriz

Anúncios de projetos e ações para a recuperação do Rio Tocantins: foi assim a sexta e última edição do ano de 2017, do Seminário “Revitalização dos Rios Maranhenses e Suas Nascentes”, que aconteceu na manhã deste último sábado, 25, no auditório do Aracati Office, em Imperatriz.

O evento já se consagrou como o mais importante do estado do Maranhão sobre a temática da preservação do meio ambiente, tendo como foco a recuperação de todos os rios e nascentes do estado.  Ele é uma das ações do programa S.O.S. Águas do Maranhão, idealizado pelo senador Roberto Rocha (PSDB) e o Instituto Cidade Solidária (ICS) com co-realização do Movimento Ensinando e Aprendendo- MEA. Imperatriz é a sexta cidade a receber o projeto, que já foi apresentado, ao longo deste ano, nas cidades de São Luís, Pedreiras, Caxias, Grajaú e Balsas.

Além de muitos estudantes, professores, ambientalistas, empresários, gestores, o seminário atraiu também a classe política. Prefeitos e vereadores de cidades da região estiveram presentes. A composição da mesa foi formada pelo senador Roberto Rocha; o prefeito de Imperatriz, Assis Ramos; ex-prefeito, Sebastião Madeira; vereador Zeziel, representando a Câmara Municipal de Imperatriz; o diretor da Codevasf, Marco Aurélio Diniz; deputado federal, Hildo Rocha, coordenador do seminário Revitalização dos Rios Maranhenses, Liviomar Macatrão; prefeito de Grajaú, Mercial Arruda; professora Maria da Conceição; o empresário Ribamar Cunha e a gerente do Banco do Nordeste de Imperatriz, Gleicyellen Fonseca Marques.

Nesta edição foram discutidas questões diretamente ligadas à recuperação do Rio Tocantins, cujas águas estão secando devido a problemas como assoreamento, poluição, esgoto despejados, dejetos químicos, dentre outras causas que prejudicam o rio e faz com que os níveis das águas estejam baixando.

A boa notícia, porém, foi anunciada pelo senador Roberto Rocha logo na cerimônia de abertura do seminário. Trata-se da ampliação da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). O projeto, de autoria de Roberto Rocha, já foi sancionado, e agora a Companhia vai poder atuar em todo o Estado do Maranhão, com obras que vão desde ações de infraestrutura, até o planejamento e a execução de serviços que visam revitalizar e melhorar o aproveitamento dos recursos hídricos e do solo, incluindo São Luís e Imperatriz, que antes não pertenciam a área de atuação da Codevasf.
“Nós deixamos para fazer este seminário somente agora, exatamente porque estávamos esperando que o nosso projeto virasse lei. Nós não ficamos somente no discurso, ao contrário, em todos os eventos, apresentamos ações concretas para a recuperação dos nossos rios e nascentes. E, agora, com a abrangência da Codevasf, nós vamos poder atuar na Região Tocantina e, ainda este ano, iremos anunciar obras de revitalização em vários rios maranhenses”, disse Roberto Rocha, ressaltando ainda que já conseguiu os recursos para começar os trabalhos de recuperação dos rios Pindaré, Itapecuru e Balsas.

Quem também comemorou a notícia da ampliação da Codevasf foi o Prefeito de Imperatriz, Assis Ramos. Em seu discurso, ele lembrou que Imperatriz é uma das duas principais cidades às margens do Rio Tocantins, igualando-se à Palmas, e que vai se beneficiar com a ampliação da Companhia.

“A iniciativa do senador Roberto Rocha é louvável e nos traz um alento, porque a Codevasf é fonte de recursos para obras, tanto de enfrentamento de secas, como de irrigação e recuperação de rios e riachos”, disse.

Alimentos

Em todos os eventos, a organização faz a doação dos alimentos não perecíveis, arrecadados com os participantes no ato do credenciamento. Em Imperatriz, quem recebeu os mantimentos foi a Fazenda da Esperança, comunidade terapêutica de recuperação de dependentes químicos.

Segundo o coordenador do evento, Liviomar Macatrão, o Seminário “Revitalização dos Rios Maranhenses e Suas Nascentes” ainda está previsto para acontecer em outras cidades, em 2018. “Dada a importância desta iniciativa que trata de uma causa tão nobre e tão importante, que a recuperação dos nossos rios e nascentes, estamos planejamento levar esse projeto para os municípios que ainda não o receberam”, afirmou.

Esta sexta edição do seminário teve o patrocínio da Codevasf, Banco do Nordeste, Caixa Econômica Federal, Suzano e Prefeitura de Imperatriz.




Nenhum comentário:

Postagem em destaque

No Maranhão, quase metade dos lares recebe Bolsa Família, diz o IBGE

  Em 2023, 40% dos domicílios maranhenses recebiam o Bolsa Família, o que corresponde a mais de 1 milhão de domicílios. Os dados da Pesquisa...