09 novembro 2017

Projeto do Ministério Público premia estudantes, professores e escolas de João Lisboa

Projeto Ler, Escrever e Pensar – Conscientizar para transformar, foi executado em parceria com a prefeitura e premiou alunos, escolas e professores que foram destaques neste ano de 2017

Foi realizado na manhã desta quarta-feira (8), no ginásio da Escola Nicolau Dino na cidade de João Lisboa, a cerimonia de premiação das escolas e alunos vencedores do Projeto “Ler, Escrever e pensar – Conscientizar para transformar – 2017”, de iniciativa do Ministério Público do Maranhão e realizado através de parceria com a SEMED – Secretaria Municipal de Educação e a prefeitura de João Lisboa.
Estudantes de várias escolas municipais e estaduais, professores, população, secretários e vereadores prestigiaram a cerimonia. Compôs a mesa a promotora de João Lisboa, Maria José; o Procurador Geral de Justiça, Dr. Marco Amorim; a Vice-prefeita, Maria do Espirito Santo; Juíza titular da Comarca de João Lisboa, Dr. Manoela Viana; a Diretora Regional de Educação, professora Orliane; a coordenadora da Secretaria de Educação, Elma Calixto e o secretário de Educação, Davison Sormanni. 

O Ministério Público de João Lisboa, coordenado pela promotora de justiça Maria José Alves Correia – idealizadora do projeto -,  discursou na abertura enfatizando a importância do projeto para a sociedade joãolisboense. “Através das condutas e palavras, os estudantes de João Lisboa verão no futuro tudo que foi mostrado pelos professores, coordenadores e pelo Ministério Público”. A promotora parabenizou ainda o empenho de todos os envolvidos na execução do projeto este ano. “Quero agradecer a Secretaria de educação através do Secretário Davison Sormanni, o prefeito Jairo Madeira, a Coordenadora Elma Calixto e todos os coordenadores e professores que auxiliaram na execução desse projeto” “Todos são grandes merecedores de destaques”, finalizou a promotora. 

Representando o prefeito Municipal, a vice-prefeita Maria do Espirito Santo (Maria do Nilson) destacou o incentivo a leitura, a produção textual e principalmente a luta por uma sociedade melhor através dos estudantes que são a base da sociedade.

O secretário de Educação Davison Sormanni parabenizou o empenho de todas as pessoas que participaram do projeto que iniciou no começo deste ano na cidade de João Lisboa. Davison lembra que o projeto foi idealizado pela promotora da comarca de João Lisboa, Doura Maria José, entretanto, hoje é realizado nos Estados do Ceará, Tocantins e Maranhão e em várias cidades do Maranhão.  “Parabéns doutora Maria José, e nós estamos satisfeito de estar contribuindo e fazendo parte da história desse projeto que iniciou aqui em João Lisboa”, lembrou. “O incentivo a escrita e a leitura foi fundamental para todos que participaram”, finalizou.


O PROJETO
O “Ler, Escrever, Pensar” objetiva estimular a leitura e produção textual de estudantes da rede pública acerca da corrupção no Brasil.
Os alunos participaram de um concurso de redação a respeito do tema, tendo como referência o livro “O que faz o brasil, Brasil?”, do antropólogo Roberto DaMatta.

Veja quem foram os vencedores da etapa 2017 do projeto:

- Professor Destaque 2017
Mariane da Conceição Gonçalves
(U.I. Roseli Nunes - Povoado Cipó Cortado)
- Escola Campeã
E. Municipal Roselí Nunes

- CLASSIFICADOS REDE MUNICIPAL

Escola Nota 10 – U. I. Nicolau Dino
1° Classificado: Medalha de ouro e 1 smart fone
Naligila Fernanda (9° ano Escola Municipal Roseli Nunes)
2° Classificado: Medalha de prata e 1 tablete
Mirian da Silva (9° ano A – U. I. Desembargador Nicolau Dino)
3° classificado: Medalha de bronze - 1 Not book e curso de inglês
Estudante Antônio Celiel (9° ano B – U.I.  Joana Menezes)


- CLASSIFICADOS REDE ESTADUAL

1° Classificado: Medalha de ouro e 1 smart fone
            Sâmia Emanuele (3° Ano A – C.E. Henrique de La Roque)
2° Classificado: Medalha de prata e 1 tablete
Caio dos Santos (2° ano B – Centro de Ensino Rio Amazonas)
3° classificado um Notbook e curso de inglês

Maria Gabriela  (1° ano B - Centro de Ensino Henrique de La Roque)


Nenhum comentário:

Postagem em destaque

No Maranhão, quase metade dos lares recebe Bolsa Família, diz o IBGE

  Em 2023, 40% dos domicílios maranhenses recebiam o Bolsa Família, o que corresponde a mais de 1 milhão de domicílios. Os dados da Pesquisa...