15 dezembro 2017

Prefeitura Municipal de João Lisboa inaugura nova Casa de Passagem


Com o tema “Natal Justiça Solidária”, foi inaugurada na manhã dessa sexta-feira, (15), a nova Casa de Acolhimento, do município de João Lisboa, com toda estrutura necessária para acolher crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e que precisam de uma atenção especial.

A Casa de Acolhimento que fica localizada no bairro Caiçara, conta com um espaço amplo, mini campo de futebol, parque de madeira, sala de TV, quartos climatizados, brinquedos, para proporcionar as crianças acolhidas, toda uma estrutura e conforto, que elas precisam.

De acordo coma Drª Manuella Viana Faria Ribeiro, Juíza da Infância e da Juventude da Comarca de João Lisboa, a motivação para a escolha do projeto originou-se a partir do contato gerado com a atuação do Poder Judiciário na proteção dos direitos das crianças e adolescentes do município, pois muito embora tenha contato com uma boa parte de pessoas em situação de vulnerabilidade, o crescimento longe do seio familiar deixa marcas irreversíveis, e isso, despertou um sentimento de cuidado para com as crianças e adolescentes.


Ainda segundo a Drª Manuella, nessa primeira edição do projeto, foi escolhida como entidade beneficiada a Casa de Passagem, instituição que atende crianças e adolescentes vitimas de violência doméstica ou em situação de risco pessoal, com um serviço de acolhimento de curta duração com vistas ao retorno familiar ou encaminhamento para acolhimento institucional.

“Tem crianças que com o trabalho bem feito e o acompanhamento psicológico, nós conseguimos reinserir na família de origem. Tem outras crianças que, quando não é possível reinserir na família de origem, por inumeros motivos, até às vezes por pais já falecidos, nós procuramos reinserir em outra família que possa acolher essa criança, preferencialmente outras pessoas da própria família da criança que possam recebê-la e aos poucos reintegrá-la a família”, disse a magistrada acrescentando que a criança acolhida fica por um período transitório para que possa se recuperar e reinserida a família de origem, finalizou.

O projeto é de iniciativa do Poder Judiciário em parceria, com o Ministério Público, Policia Militar, Policia Civil, OAB, Subseção de Imperatriz, Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (Comarca de João Lisboa) e a Prefeitura de João Lisboa, responsável pela manutenção e despesas da Casa de Acolhimento.
Para o prefeito Jairo Madeira é motivo de grande alegria está inaugurando as novas dependências da Casa de Passagem de João Lisboa, que ganhou um visual alegre de total transformação o que irá conceder às crianças acolhidas, um local agradável onde poderá interagir uma com as outras, estudar e se divertir tranquilamente.

“Essa nova Casa de Acolhimento é uma grande conquista do município e de todos os órgãos parceiros; Ministério Público, Poder Judiciário, de onde nasceu a ideia, Policia Civil, Policia Militar, Justiça Eleitoral e OAB, que contribuíram para a concretização desse lar, vamos colocar assim, e isso fez com que abríssemos os olhos para a importância que a Casa de Passagem representa e esse é o grande resultado que estamos vendo hoje, só me resta agradecer a todos pelo carinho e pelo empenho” destacou Jairo.

Estiveram presentes no ato solene de inauguração, o prefeito Jairo, a Vice-prefeita e Secretária de Assistência Social Maria do Espírito Santo, vereadores, secretários municipais, Policia Militar, Policia Civil, membros do Conselho Municipal, OAB, Ministério Público, Poder Judiciário e a comunidade.

Willame Ferraz


Nenhum comentário:

Postagem em destaque

No Maranhão, quase metade dos lares recebe Bolsa Família, diz o IBGE

  Em 2023, 40% dos domicílios maranhenses recebiam o Bolsa Família, o que corresponde a mais de 1 milhão de domicílios. Os dados da Pesquisa...