16 janeiro 2018

Conferência Municipal de Educação é realizada em João Lisboa

Com participação da sociedade e educadores, a conferência visa monitor e avaliar o cumprimento dos planos de educação


Com o desafio de se consolidar um sistema Nacional de Educação articulado, promover o diálogo a respeito das proposições abordadas no ‘documento referência’ da Conferência Nacional de Educação, debatendo, principalmente, aspectos na educação municipal, foi realizado nesta segunda-feira (15), a 3ª Conferência Municipal de Educação da cidade de João Lisboa. 

O prefeito Jairo Madeira, Secretário de Educação, Davison Sormanni, Educadores, demais secretários municipais, professores, sociedade organizada e os vereadores; Eva Magna, Fabiana Santiago, Evaldo Seledor e Val Mota, participaram da abertura da conferência que ocorreu na U.I. Paulo Madeira, no Bairro Cidade Nova.

O secretário e professor Davison Sormanni, em sua fala, destacou a importância das conferências para realização das políticas públicas no município, bem como o compromisso das esquipes de coordenação e professores envolvidos na organização. “Temos professores comprometidos e que são destaques em conferencias nacional, portanto tivemos o cuidado de escolher bons palestrantes para a nossa conferência sem a necessidade de trazer de outros lugares, pois confiamos que temos um quadro capacitado em nossa cidade”. Davison assiná-la a importância do debate quanto ao financiamento educacional e a valorização do ensino público em todo o país. “Os municípios possuem grandes dificuldades com a queda nos repasses federais, mesmo assim conseguimos cumprir nossas obrigações, principalmente pelo compromisso que o nosso prefeito possui com a educação”, finalizou o secretário. 
O prefeito Jairo Madeira iniciou agradecendo a câmara de vereadores pelo compromisso com o município e com a educação. “Quero parabenizar os nossos vereadores pela aprovação em regime extraordinário [sem ônus ao município] da modernização da Lei do Conselho Municipal de Educação”. Jairo Madeira agradeceu a todos os trabalhadores da educação pelos avanços conquistados [vigias, professores, merendeiras, etc...]. “Apesar das dificuldades do ano de 2017 [um dos piores momentos financeiros do município] estamos com os nossos compromissos em dia”, concluiu. 

Após a ‘palestra magna’ que abordou a Consolidação do Sistema Nacional de Educação (SNE) e o Plano Nacional de Educação (PNE), ministrado pela professora Cristina Costa (coordenadora pedagógica da SEMED), tiveram início as plenárias temáticas mediadas pelos (as) professores (as): Odineia Conceição, Maria Alcioneide, Euma Calixto, Maria Lucinalva, Maria Natividade, Cicero Nunes, Luzia Sousa e Karla Janis Nascimento. 

Ao final da plenária, foram apresentadas proposições para alterações do PME – Plano Municipal de Educação, além da escolha de delegados que representarão o município na Conferência Intermunicipal de Educação que será realizada em Imperatriz.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

No Maranhão, quase metade dos lares recebe Bolsa Família, diz o IBGE

  Em 2023, 40% dos domicílios maranhenses recebiam o Bolsa Família, o que corresponde a mais de 1 milhão de domicílios. Os dados da Pesquisa...