23 janeiro 2018

Jairo Madeira reúne secretariado e discute ações contra a dengue


Por Willame Ferraz

João Lisboa_ Visando fortalecer e conscientizar a população do quão é importante a participação de todos no combate ao mosquito da Dengue (Aedes aegypti), o prefeito Jairo Madeira se reuniu na manhã desta terça-feira, (19), em seu gabinete com todos os seus secretários para tratar de assuntos relacionados à campanha.

Na pauta o principal assunto foi o minúsculo e perigoso mosquito da Dengue que causa sérios danos a saúde da população.

Outro assunto debatido na reunião foi sobre o acumulo de lixo que está sendo jogado por moradores de vários bairros do município em áreas inadequadas causando transtornos para quem passar próximo dos locais, além de atrair insetos que podem proliferar doenças graves a esses moradores.

O prefeito Jairo disse que é preciso que todos se conscientizem e assim evitar danos maiores a saúde publica e principalmente de quem mora nas proximidades onde está sendo jogado o lixo.

Jairo disse ainda que a  prefeitura realiza a coleta do lixo com freqüência, portanto seria importante  que essas pessoas que estão jogando o lixo doméstico em áreas inadequadas, coloque-o em um saco plástico e espere o mesmo ser coletado.

De acordo com a bióloga Nayraline Moreira, com o período chuvoso e o acumulo de lixo em locais inapropriados as chances de se contrair a dengue e demais doenças são enormes, por essa razão com o aval do prefeito Jairo, além da Campanha “Todos Contra a Dengue” lançada no ano passado, foi formado um comitê de combate a dengue e feito um levantamento sobre a real situação desses depósitos de lixos, os quais serão retirados e colocados placas alerta, para evitar que as pessoas joguem lixos, e ao mesmo tempo conscientizá-las do mal que elas estão causando a si mesmas.

“O acumulo de lixo em locais abertos e inapropriados atrai os vetores, que alem de proliferar a dengue traz também a leishmaniose que é uma doença que se desenvolve tanto em animais quanto em seres humanos” alerta a bióloga.

A Secretaria de Meio Ambiente irá fazer uma fiscalização minuciosa para coibir esse tipo de ação que coloca em risco a saúde pública e punir os autores.

O professor e Secretário de Meio Ambiente do Município, Gilmar Dias disse que todo lixo que está sendo jogado em locais inapropriados será recolhido e que uma equipe da secretaria irá nesses bairros para conscientizar as pessoas de que local de lixo é no lixo e não em locais indevidos

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

No Maranhão, quase metade dos lares recebe Bolsa Família, diz o IBGE

  Em 2023, 40% dos domicílios maranhenses recebiam o Bolsa Família, o que corresponde a mais de 1 milhão de domicílios. Os dados da Pesquisa...