02 fevereiro 2018

Em parceria com deputados maranhenses, Governo entrega equipamentos agrícolas a 32 cidades


Fortalecer e modernizar a agricultura familiar em 32 municípios de diversas regiões do estado. É este o objetivo da entrega de equipamentos agrícolas realizada na tarde desta terça-feira (1°) pelo governador Flávio Dino, em solenidade no auditório do Palácio Henrique de La Roque. A ação é em parceria com a bancada maranhense no Congresso Nacional, que viabilizou, por meio de emendas parlamentares, os recursos para a aquisição dos equipamentos. 

O governador Flávio Dino reforçou a importância da agricultura e da pecuária para o Produto Interno Bruto (PIB) do estado. “A força da agricultura e da pecuária teve importância significativa no crescimento do PIB em 2017. Hoje, com a parceria da bancada federal, conseguimos beneficiar os municípios e as entidades sociais com esses equipamentos, proporcionando aos trabalhadores rurais o acesso à tecnologia, fundamental para produzir mais e melhor por todo o Maranhão”, disse o governador. 

Entre os materiais entregues estão tratores, carretas agrícolas, grades aradoras, plantadoras de mandioca, roçadeiras hidráulicas, patrulhas agrícolas e caminhão toco. 

O coordenador da bancada maranhense no Congresso Nacional, deputado Rubens Pereira Júnior, agradeceu a parceria e o empenho do governo do Maranhão. “Hoje temos uma luta de toda a bancada sendo convertida em realidade, beneficiando todo o povo do Maranhão. Uma vez que a verba foi disponibilizada, o Governo não mediu esforços para concretizar este projeto, nos ajudando a dar este recado de que a bancada maranhense na Câmara está à disposição para servir o nosso povo”, disse o deputado. 

O vice-presidente da Câmara dos Deputados, o deputado maranhense André Fufuca, também reforçou a importância da parceria. “Agradeço ao governador Flávio Dino por esse trabalho conjunto com os municípios e com a bancada federal. Vamos continuar procurando ampliar essa parceria, na certeza de que a união faz a força”, afirmou. 

Equipamentos

O material entregue pelo governador Flávio Dino e pelos deputados federais da bancada maranhense vai beneficiar agricultores familiares e pequenos produtores de várias regiões do estado. Na prática, a ação proporciona aos agricultores familiares o acesso à tecnologia para a produção agrícola, com consequente aumento de produção e desenvolvimento para o estado.

O impacto é especialmente positivo no caso de culturas amplamente difundidas no Maranhão, como é o caso da mandioca. Segundo o titular da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Sagrima), Márcio Honaiser, centenas de produtores serão beneficiados. “O Maranhão é um grande produtor de mandioca, mas este cultivo hoje é feito com baixa tecnologia. A bancada federal abraçou a ideia e, agora, os produtores vão começar a ter acesso às novas técnicas”, enfatizou o secretário. 

A ação também enfatiza o caráter municipalista das ações de governo da atual gestão. O presidente da Federação Maranhense de Municípios (Famem), Cleomar Tema, recordou que é a primeira vez que ações desse porte têm como foco direto as diversas cidades maranhenses. 

“Parabenizo o governador, porque todas as ações do seu governo são voltadas diretamente para os municípios. Neste caso, a ação leva desenvolvimento para o estado e alimento na mesa da população, beneficiando o morador do campo que foi por tanto tempo desprestigiado”, avaliou Tema. 

Também estavam presentes no evento os deputados federais José Reinaldo, Cléber Verde, Waldir Maranhão, Eliziane Gama, Deoclides Macedo e Zé Carlos; o deputado estadual Rogério Cafeteira; além de secretários estaduais, prefeitos dos municípios beneficiados e entidades da sociedade civil representativas dos trabalhadores rurais. 

Acordo de cooperação 

O governador Flávio Dino participou ainda da assinatura de um acordo de cooperação técnica firmado entre os municípios de Itapecuru-Mirim e Amarante do Maranhão e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). 

O objetivo é garantir, no âmbito municipal, capacitação técnica para assentamentos dos dois municípios, possibilitando, a partir daí, o acesso a créditos de reforma agrária. “O objetivo é alavancar a agricultura local e melhorar a vida de cada trabalhador rural nesses municípios”, explicou o superintendente do Incra no Maranhão, George Aragão.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

NOVAS ACUSAÇÕES APARECEM: Elon Musk divulga áudio

  No dia 09 de abril, Elon Musk, em sua primeira publicação do dia sobre o tema, compartilhou o vídeo do perfil  DogeDesigner  que continha ...