27 fevereiro 2018

Programa Cartão Transporte Universitário já recebeu quase 2 mil inscrições


A menos de uma semana para o fim do prazo de inscrições, que encerram no dia 3 de março, o programa Cartão Transporte Universitário já tem 1.798 inscritos. Para o primeiro semestre deste ano, estão sendo ofertadas mil bolsas de auxílio para universitários que precisam percorrer, diariamente, distâncias superiores a 100 km (somadas ida e volta) entre a cidade onde reside e o município da faculdade onde está matriculado. Os estudantes recebem auxílio semestral de R$ 800 em parcela única.

O Cartão Transporte Universitário é uma iniciativa do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude (Seejuv) e Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), e atende estudantes matriculados em cursos presenciais e com regime diário de aulas em Instituições de Ensino Superior públicas ou privadas situadas no Maranhão e em estados circunvizinhos, amenizando o impacto econômico e incentivando a permanência e a continuidade dos estudos.

As inscrições para o edital do primeiro semestre de 2018 começaram no dia 9 de fevereiro e seguem até o próximo sábado (3), exclusivamente pelo site www.transporteuniversitario.juventude.ma.gov.br.

Resultados

Na primeira edição do programa, no segundo semestre de 2017, foram beneficiados mais de 1.170 universitários de 150 municípios. Para a secretária da Juventude, Tatiana Pereira, o programa tem um impacto social muito grande na vida dos jovens universitários e, consequentemente, para o estado.

“Os resultados da primeira edição evidenciam a grande dimensão e impacto social que o programa representa na garantia de direitos. O Cartão Transporte Universitário é um caminho para a ampliação da qualidade de vida dos jovens e das jovens maranhenses, de forma inclusiva, democrática, descentralizada e permanente e, consequentemente, para a ampliação dos indicadores sociais e econômicos do Maranhão”, ressalta.

Como participar

Os estudantes interessados em participar deverão acessar o site do programa, preencher ficha de inscrição e anexar os seguintes documentos:

- Documento de identidade e CPF; 
- Foto 3×4; 
- Comprovante de residência dos últimos seis meses, fornecido por concessionárias dos serviços de água ou energia elétrica, ou apresentar contrato ou recibo mensal de pagamento, caso o estudante resida em imóvel alugado; 
- Comprovante de matrícula no curso declarado, para o período vigente; 
- Histórico escolar disponibilizado pelo estabelecimento de ensino superior; 
- Declaração firmada pelo estudante sobre a veracidade das informações prestadas, com sua ciência sobre as penalidades criminais em caso de falsidade, além da exclusão definitiva do Programa;
- Comprovação de inclusão no CadÚnico – Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

É de fundamental importância, ainda, que todos os candidatos leiam atentamente todas as disposições do edital. O candidato que tentar fraudar o programa será desclassificado e não poderá inscrever-se nas próximas edições. Se após o recebimento do auxílio, houver comprovação de fraude por um determinado candidato, o mesmo terá que devolver ao erário público o valor recebido e sofrerá processo administrativo por fraude. A participação no programa não é cumulativa, tendo os interessados que realizar nova inscrição a cada semestre letivo.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

PF deve apurar transferências de títulos de Índios Guajajara no interior do MA

Os Guajajara são um dos povos indígenas mais numerosos do Brasil. Habitam mais de 10 Terras Indígenas na margem oriental da Amazônia, todas ...