02 março 2018

Eleição “viciada” da Câmara Municipal de Açailândia é suspensa pela justiça

Os vereadores Cesar Costa (PTC) e Marco Aurélio (PCdoB), ingressaram com Mandado de Segurança contra ato do Presidente da Câmara Municipal de Açailândia, vereador Josibeliano Chagas Farias (PTdoB), o “Ceará”.
O motivo foi a alegação de que o procedimento de alteração de dispositivos da Lei Orgânica Municipal estaria contrariando a Constituição Federal, a Constituição Estadual, a própria Lei Orgânica do Município e a Lei Municipal 441/2015, que instituiu o Diário Oficial Eletrônico do Município de Açailândia.
A alteração da Lei Orgânica, que está sendo questionada, refere-se à antecipação das eleições da Mesa Diretora da Câmara Municipal para o biênio 2019/2020, marcada para hoje, 01.03.2018. Por esta razão, foi pedido uma medida liminar para suspender a eleição dos integrantes da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Açailândia, para o biênio2019/2020, com base na Emenda à Lei Orgânica.
O processo foi distribuído para 1ª Vara Cível, ficando a cargo do juiz Franklin Silva Brandão Junior, que atualmente responde por aquela Vara. Este apreciou, na manhã de hoje, o pedido de medida liminar e acatou os argumentos dos vereadores, nesse primeiro momento, reconhecendo a inconstitucionalidade da tramitação do processo legislativo de alteração da Lei Orgânica Municipal, sendo assim, suspendeu a eleição da Mesa Diretora com base na Emenda à Lei Orgânica, mas possibilitou que seja marcada nova eleição, desde que seja observada a redação anterior, originária de dispositivo da Lei Orgânica, ou seja, aquela que estabelece que a eleição da Mesa Diretora deverá ocorrer entre o período de 20 de novembro a 20 de dezembro.
A Secretaria da Vara e o Oficial de Justiça designado deverá cumprir ainda hoje o mandado de intimação ao Presidente da Câmara Municipal, Vereador Josibeliano Chagas Farias (Ceará).
O escritório de advocacia que está cuidando dos interesses dos  vereadores que ajuizaram o mandado de segurança é Aragão, Azulay e Advogados Associados.
Quem assinou a petição do mandado, foi o renomado advogado, Dr. Walmir Azulay de Matos (ex-procurador geral do município de Açailândia).

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

PF deve apurar transferências de títulos de Índios Guajajara no interior do MA

Os Guajajara são um dos povos indígenas mais numerosos do Brasil. Habitam mais de 10 Terras Indígenas na margem oriental da Amazônia, todas ...