21 março 2018

Governo assina convênio que vai beneficiar 2 mil famílias com incentivo à agricultura familiar


Nesta terça-feira (20), o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (SAF), assinou convênio no valor de R$ 8 milhões para incentivo à agricultura familiar no estado. O convênio foi firmado com a Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Agricultura Familiar do Estado do Maranhão (FETAEMA), e, além da cooperação técnica, vai oferecer fomento financeiro para os agricultores familiares de todo o estado. 

“Nós temos uma política de apoio à agricultura familiar, que vai desde à criação da SAF até uma série de ações de assistência técnica, apoio à fiscalização, infraestrutura e vamos dar mais um passo que é esse termo de cooperação que vai ampliar a assistência técnica aos trabalhadores rurais, melhorando a qualidade de vida deles”, destacou o governador Flávio Dino. 

Desde 2015, já foram cerca de R$ 40 milhões destinados à agricultura familiar no Maranhão, que tem modificado o cenário de desenvolvimento do campo. “É evidente que o Estado do Maranhão está se transformando em um celeiro agrícola e isso, para a Federação, representa muito porque vai beneficiar mais de 2.000 famílias de trabalhadores e trabalhadoras em todo o estado”, afirmou o presidente da Fetaema, Chico Miguel. 

Cooperação

De acordo com o titular da SAF, Adelmo Soares, o convênio terá duas fases. Na primeira, 600 famílias serão atendidas e a previsão é que o cadastro dos beneficiados já comece em abril deste ano. 

“Inicialmente vamos começar com 600 famílias em três pólos e a expectativa é atender 2.000 famílias. Haverá licitação para seleção das entidades que irão a campo e em abril devemos iniciar esse cadastro”, explicou o secretário. 

Segundo o secretário de Direitos Humanos e Participação Popular, Francisco Gonçalves, o termo celebra parceria exitosa que o Governo do Maranhão mantém com os movimentos sociais. 

“É um movimento que está junto com o Governo na luta contra o conflito no campo e esse momento é um ato que incentiva o desenvolvimento de famílias que tanto precisam”, afirmou Gonçalves.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

PF deve apurar transferências de títulos de Índios Guajajara no interior do MA

Os Guajajara são um dos povos indígenas mais numerosos do Brasil. Habitam mais de 10 Terras Indígenas na margem oriental da Amazônia, todas ...