03 abril 2018

Valéria Macedo volta a pedir a construção do Hospital de Urgência e Emergência para Imperatriz

A deputada Valéria Macedo (PDT) apresentou, na Assembleia Legislativa, a Indicação n° 154/2018, solicitando ao governador Flávio Dino (PCdoB) e aos secretários Cleiton Noleto ( Infraestrutura) e Carlos Lula (Saúde), que iniciem as providências práticas para construir, equipar e assumir a gestão de um Hospital Regional de Urgência e Emergência em Imperatriz, neste ano de 2018.

Socorrão de Imperatriz - Segundo Valéria, o Socorrão de Imperatriz, sob a gestão da Prefeitura, é o único hospital de urgência e emergência da região. É financiado com recursos do Fundo Nacional de Saúde e com aporte da Prefeitura de Imperatriz e dos municípios referenciados no entorno, conforme pactuação.

A deputada Valéria Macedo propõe, em primeiro lugar, que o Governador Flávio Dino dê o “start” nos procedimentos necessários ao início da construção do hospital de Urgência e Emergência de Imperatriz, ainda em 2018. Em segundo lugar, solicita que a Secretaria de Estado da Saúde assuma a gestão do futuro Socorrão de Imperatriz, e que aporte recursos financeiros do Fundo Estadual de Saúde para que ele possa atender nas áreas de cirurgia geral, ortopedia, neurocirurgia, cirurgia vascular, urologia, UTI’s, dentre outras especialidades.

“Eu fui diretora do Socorrão de Imperatriz e sei da importância deste hospital para as regiões Tocantina, sul e parte do centro do estado, sem falar nos muitos pacientes que ele atende do sul do Pará e do Norte do Tocantins”, disse Valéria Macedo.

De acordo com a parlamentar, o sonho de um Socorrão gerido pelo próprio Estado em Imperatriz quase foi realizado pelo então governador Jackson Lago, ainda na gestão do prefeito Madeira, mas o projeto foi interrompido com sua cassação.

“Sou moradora de Imperatriz há mais de 20 anos e tenho defendido este projeto desde 2011, e agora em 2018 o Governador Flávio Dino se comprometeu em realiza-lo reavivando as nossas esperanças. A importante construção do Hospital Macrorregional Ruth Noleto, não acalentou o nosso projeto de ter em Imperatriz, segunda maior cidade do estado, um Hospital Regional de Urgência e Emergência, de portas abertas para todos”, declarou Valéria Macedo.

ANTIGA REINVIDICAÇÃO

Em 2011, Valéria Macedo formalizou esta indicação, sob o n° 723/2011, ocasião em que pediu à então governadora do Estado, Roseana Sarney (MDB), que construísse o hospital de alta complexidade em Imperatriz. Recentemente, o governador Flávio Dino em evento público comprometeu-se com a deputada na concretização de sua solicitação.

Valéria registrou ainda que o governador Jackson Lago (In Memoriam), chegou a destinar recursos antes de sua cassação para a construção de um Hospital de Urgência e Emergência em Imperatriz, de portar abertas, a exemplo do que fez em Presidente Dutra, região central do Maranhão. “O Socorrão de Presidente Dutra hoje é a salvação daquela região, e isso foi uma grande obra do Governador e médico Jackson Lago”, finalizou Valéria.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

PF deve apurar transferências de títulos de Índios Guajajara no interior do MA

Os Guajajara são um dos povos indígenas mais numerosos do Brasil. Habitam mais de 10 Terras Indígenas na margem oriental da Amazônia, todas ...