30 julho 2018

Imperatriz é premiada com selo de qualidade da Educação Infantil pelo MEC


Cidade está entre as 20 brasileiras que receberam certificação

 por João Rodrigues

O Município foi premiado pelo Ministério da Educação, MEC, com selo de qualidade na Educação Infantil, nas áreas pedagógica, saúde e bem-estar. Do total de 70 cidades inscritas em todo país, Imperatriz foi uma das 20 selecionadas para participar de um programa federal desenvolvido entre os anos de 2015 e 2017, que teve a premiação divulgada nesta quinta-feira, 26.

O caminho da conquista do prêmio começou a ser trilhado em 2015, quando a Secretaria Municipal de Educação, Semed, inscreveu uma equipe pedagógica no edital. Técnicos do Instituto Avisa Lá fizeram visita técnica a cidade, entrevistaram os integrantes e quando o resultado da seleção foi divulgado, Imperatriz estava dentre os três municípios nordestinos selecionados.

Pelo edital, a proposta era de que a equipe pedagógica recebesse capacitação e aplicasse os conhecimentos adquiridos no programa à duas instituições que atendem crianças de 0 a 5 anos e de 4 e 5 anos, respectivamente. Preocupada em estender, ao máximo, os conhecimentos, a equipe pedagógica da Semed aumentou o número de escolas atendidas.

“Nós achamos tão interessante que resolvemos estender a formação para todos os gestores, não aqueles das duas escolas previstas. Trabalhamos com 120 instituições como creches e pré-escolas”, destacou a pedagoga Flaviana Carvalho.

Durante três anos, o programa envolveu atividades presenciais como a participação em cinco seminários em São Paulo, mas a equipe tinha de desenvolver atividades mensais e um ambiente virtual de aprendizagem, onde elaborava relatórios, pesquisas, reuniões on line, entre outros.

Todo o programa foi supervisionado pelo Instituto Avisa Lá, uma instituição amplamente reconhecida por sua atuação na área de educação há mais de 30 anos, e as duas dimensões trabalhadas foram a Pedagógica (Brincar e Aproximações com a Leitura e a Escrita) e Gestão de Saúde e Bem-estar.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

No Maranhão, quase metade dos lares recebe Bolsa Família, diz o IBGE

  Em 2023, 40% dos domicílios maranhenses recebiam o Bolsa Família, o que corresponde a mais de 1 milhão de domicílios. Os dados da Pesquisa...