31 outubro 2018

Aprovado o mestrado profissional em Pedagogia da UFMA – Imperatriz


IMPERATRIZ - O Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão, Câmpus Imperatriz, agora contará com um mestrado profissional. Aprovado pela Capes na última sexta-feira, 26, o programa de Formação Docente em Práticas Educativas tem como objetivo a compreensão e a ressignificação das práticas educativas a partir da reflexão sobre a realidade da educação maranhense, permeada por sua contextualização em âmbito nacional.

O programa abrangerá duas linhas de pesquisa: “Linguagens, Práticas Pedagógicas e Tecnologias na Educação” e “Pluriculturalidade, Interculturalidade e Práticas Educativas Interdisciplinares”.

Serão disponibilizadas 20 vagas não somente para alunos graduados em pedagogia, como também para que tem licenciatura e bacharelado em áreas afins. O edital de abertura está previsto para o início do próximo ano e a primeira turma deve ter início no segundo semestre de 2019.

A professora Mariléia Santos Cruz da Silva, coordenadora da proposta, ressalta a importância do mestrado profissional para a cidade.

“O sonho de fazer um mestrado aqui é antigo. Foram várias tentativas e articulações; fizemos nossa proposta dentro da nossa realidade e a opção mais viável foi pelo mestrado profissional. A necessidade de se ter um mestrado em educação na nossa cidade era enorme, são várias as pessoas que realizam mais de uma graduação e não têm a oportunidade de ascensão no mercado de trabalho, por conta disso, deixamos o leque aberto para todos os bacharéis e licenciados que tenham interesse de desenvolver pesquisa voltada para as práticas pedagógicas”, afirma.

Quatro programas no câmpus Imperatriz

O câmpus Imperatriz passa a oferecer agora quatro programas de Mestrado: o Programa de Pós Graduação em Ciência dos Materiais e os novos programas aprovados esse ano, o Programa de Pós Graduação em Sociologia (com inscrições abertas), o Programa de Pós Graduação em Comunicação e o Programa Formação Docente em Práticas Educativas.

Mais informações no site: www.imperatriz.ufma.br.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

PF deve apurar transferências de títulos de Índios Guajajara no interior do MA

Os Guajajara são um dos povos indígenas mais numerosos do Brasil. Habitam mais de 10 Terras Indígenas na margem oriental da Amazônia, todas ...