03 novembro 2018

ITZ: "Novembro Azul" é aberto com atendimentos de saúde

Aberta oficialmente, na tarde desta quinta-feira, 1º, pela Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, Semus, mais uma edição da campanha "Novembro Azul". Evento inaugural na Avenida Beira Rio contou com atendimento médico e palestras à população, além de atividades recreativas e testes rápidos na Academia de Saúde. 

Cinco urologistas realizaram atendimento ao público. O médico Valdir Laje ministrou palestra sobre o câncer de próstata para dezenas de pessoas, que receberam brindes no local. "Essa atividades é muito importante para alertar os homens sobre a importância de fazer o exame preventivo. Percebemos que devido às campanhas, eles estão participando mais e buscando informações e prevenção”, destacou

Entre os serviços oferecidos estavam consultas e avaliação de exames feitos em postos de saúde, além de solicitação de PSA, Hepatites e HIV. Equipes de enfermagem fizeram aferição de pressão arterial e realizaram cadastro para o programa Seja Digital, entidade não governamental responsável pelo processo de desligamento do sinal analógico em Imperatriz e região.

“Acho muito importante esse tipo de ação para a população. Minha esposa me convidou e eu vim para me consultar”, disse o pedreiro Francisco Pereira. 
Toda a ação foi planejada pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Programa Saúde do Homem, que fez questão de convidar a população dos bairros com a utilização e carro de som entre outros recursos.

O secretário de Saúde, Alair Firmiano, acompanhou a abertura do evento e comemorou a participação das pessoas. Ele afirmou que na "campanha do ano passado foi grande a procura pelos atendimentos e a expectativa é que este ano seja ainda melhor".
Alair esclareceu que a campanha Novembro Azul é destinada ao combate ao câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens. “A gestão do prefeito Assis Ramos tem se dedicado e toda a equipe da Secretaria de Saúde tem se comprometido às iniciativas de prevenção e de melhoria dos serviços da saúde pública de Imperatriz”. 

O câncer de próstata é a causa de morte de 28,6% da população masculina, que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca). (Colaboração de Luana Barros)
Programação
05/11 –Ação na empresa Vale das Carroceiras na BR 010
07/11 – Abertura do Novembro Azul na Casa do Idoso 
08/11 – Blitz na Av. Bernardo Sayão, 4 bocas às 8h
09/11 – Palestra e testes rápidos no aeroporto
13/11- Ação, palestra e testes rápidos na UPRI, às 8h e seminário na Faculdade Pitágoras
14/11 – Blitz em frente o Departamento de Atenção Básica na Av. Getúlio Vargas
16/11 – Ação, palestra e testes rápidos na Penitenciária 
21/11 – Blitz na Av. Dorgival Pinheiro de Sousa, próximo à Semus
23/11 – Ação na empresa Credshop
24/11- Caminhada Praça Brasil à Praça de Fátima, às 7h
27/11 – Atividades festiva no Complexo de Saúde dos Três Poderes
29/11 – Seminário Saúde do Homem na Unisulma, 8h às 17h.

Postar um comentário