10 dezembro 2018

IV Jornada Interdisciplinar de Filosofia abordará as patologias da sociedade contemporânea de 11 a 14 de dezembro


IMPERATRIZ – Diante do cenário sociopolítico atual brasileiro a VI Jornada Interdisciplinar de Filosofia (Jinterfil) trará na sua programação três mesas-redondas que discutirão os saberes filosóficos, assim como partilharão os sinais patológicos de nossa sociedade no intuito de articular possibilidades para "tomadas de decisão" diante do conturbado momento histórico.

A temática da sexta edição da Jornada abordará “Patologias da sociedade contemporânea”, e o evento ocorrerá entre os dias 11 e 14 de dezembro, na Universidade Federal do Maranhão, Câmpus de Imperatriz.

Na mesa-redonda 1, “A produção da subjetividade na filosofia contemporânea”, estarão reunidos os professores Flávio Freitas, doutor em Filosofia pela UFSCAR e professor no curso de Licenciatura em Ciências Humanas (Câmpus Pinheiro); Wandeílson de Miranda, mestre e doutorando em Filosofia pela UFRJ e professor de Filosofia no Curso de Licenciatura em Ciências Humanas (Câmpus São Bernardo); e Márcio José da Costa, pós-doutor pela PUC-SP, professor do Departamento de Psicologia e do Mestrado em Psicologia, na UFMA.

A mesa-redonda 2, “200 anos com e contra Marx: síntese, reconstrução ou continuidade?”, contará com o doutor em Filosofia pela Humboldt-Universität zu Berlin (Alemanha), Márcio Schäfer; pelo doutor em Filosofia pela UERJ, Wescley Araújo Freire; e pelo doutor em Filosofia pela USP, Ubiratane Rodrigues. Os três são professores do Curso de Ciências Humanas da UFMA, entretanto os dois primeiros são lotados no câmpus Pinheiro, e o último, câmpus Grajaú.

Já a terceira mesa-redonda: "Kierkegaard e Nietzsche: indivíduo e sociedade na transição de modelos político-culturais" reunirá as filósofas Ellen Caroline de Paiva, doutoranda na Technische Universität Berlin (Alemanha); e Natália Mendes, doutoranda em Filosofia pela Unisinos.

Além dessas mesas-redondas, a Jornada contará com nove minicursos, conferências e comunicações orais, além das palestras dos professores Miroslav Milovic, da Universidade de Brasília (UnB), e Emil Sobottka, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

As inscrições podem ser realizadas no site do evento (https://doity.com.br/vijinterfil/inscricao) ou presencialmente, no Centro Acadêmico de Licenciatura em Ciências Humanas. A taxa de inscrição é de R$ 15 para discentes (apenas ouvintes) e de R$ 25 para professores e discentes que vão apresentar trabalhos.

Nenhum comentário: