14 junho 2019

SEMANA DE ENFRENTAMENTO: Em defesa da pessoa idosa, Maura Barroso orienta sociedade através de palestra de conscientização


  

A 2ª Semana de Enfrentamento a Violência Contra a Pessoa Idosa, Lei de autoria da vereadora Maura Barroso, levou dezenas de idosos para a câmara municipal de Imperatriz. Na oportunidade, foram proferidos palestras e distribuído material informativo de conscientização. Com o tema “Enfrentar a violência contra a pessoa idosa é papel de toda a sociedade”, a palestrante Isabel Lupside orienta os idosos sobre direitos e como enfrentar as dificuldades principalmente relacionadas a violência. O ciclo de palestras será realizado durante os dias 13, 14 e encerra no dia 15, dia Nacional de Enfrentamento a Violência Contra a Pessoa Idosa, esclarece a vereadora. 

“Discutir a violência e ouvir sugestões com o objetivo de levar a partir do debate, sugestões para as autoridades competentes, e que podem, inclusive, vir a se tornar projetos ou leis, para que os idosos possam viver com saúde e dignidade”, explica Maura Barroso. 



Para Maura, as leis visam combater a violência, no entanto, a própria sociedade poderia evitar e proteger os idosos. Apesar da vigilância e cuidado por parte das instituições ainda tivemos 118 casos de violência contra o idoso no ano de 2018 e em 2019, mais de 90 casos já foram registrados. Mais de 90% desses casos ocorrem por entes da família, filhos, netos etc. O idoso tem medo de denunciar, a maioria das denuncias são de vizinhos. “O objetivo desse projeto é conscientizar, mobilizar a sociedade, universidades, escolas e sociedade para combatermos juntos esse mal.” 

Durante os três de campanhas serão proferidas palestras na Casa do Idoso, Lar São Francisco, Casa do Idoso Feliz, Lar renascer, Casa do Idoso Esperança e encera com manifestação em praça pública até o dia 15, em Praça Pública e com conscientização nas igrejas.

Nenhum comentário: