03 outubro 2019

“Reintegração de posse afetiva”: a autoridade dentro do lar

Reintegrar é restabelecer alguém na posse de algo. A reintegração de posse afetiva é a recuperação da autoridade diante dos filhos. Todos sabem o quanto os pais têm um papel importantíssimo na vida dos filhos, e que eles devem estabelecer limites e priorizar uma relação de respeito diária. 

Alguns pais abriram mão da sua autoridade e, isso é algo que ocorre cotidianamente nas relações familiares de todo o mundo: crianças estão assumindo o lugar de autoridade familiar. Isso porque a maioria dos atuais genitores vem de uma geração onde era comum um modelo familiar de extremo autoritarismo, em que a figura patriarcal era extremamente temida. 

Porém, o que eles se esqueceram é de que algumas vivências são de suma importância para a construção de valores éticos e morais dos filhos. Considerando isso, é indispensável uma relação de comunicação e disciplina. É preciso uma imposição de pai para filho, onde os pais não devem discutir, mas sim saber ouvir e tentar entender ao invés de obedecer os filhos. 

O processo de reintegração pode causar impacto e conflito, mas é preciso impor e resgatar o poder de ensinar e educar, promovendo, assim, valores essenciais para boas relações pessoais. Porém, é essencial sair dos extremos, já que estudos comprovam que não é saudável ser extremamente rígido e nem ser totalmente permissivo. É importante que os filhos exponham sua opinião de uma forma que, haja respeito aos limites impostos pelos genitores. 

Portanto, reintegração de posse afetiva é pegar de volta o lugar de autoridade do lar, que por direito e dever, já pertencia à aqueles que são representantes legais perante a sociedade. 

Em casos de famílias cujos pais são divorciados, a guarda compartilhada, sendo bem aplicada, contribui para uma melhor formação da criança e para que a criança ambos responsáveis como autoridades. 

Setor de Comunicação
Escritório de Advocacia Valença, Lopes e Vasconcelos

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

PF deve apurar transferências de títulos de Índios Guajajara no interior do MA

Os Guajajara são um dos povos indígenas mais numerosos do Brasil. Habitam mais de 10 Terras Indígenas na margem oriental da Amazônia, todas ...